Como preparar o carro para viagem?

Publicado por Hipervarejo em

Por mais que o verão seja a estação preferida, no meio do ano ainda pode aparecer aquela grande chance de pegar estrada. Para evitar apertos durante esse momento maravilhoso, confira essas dicas de como preparar o carro para a viagem.

Muitas pessoas têm medo de botar o carro pra rodar em grandes viagens, seja pelo risco do carro e da estrada ou pela possível imprudência de outros motoristas. De qualquer modo, para pisar no acelerador em uma estrada, deve-se fazer os preparativos com calma e antecedência.

Calendário

 

Um mês antes

Não esqueça da revisão!

Pegue o livro de revisões. Há uma revisão próxima? Se tiver, vale a pena antecipar. Dê uma olhada em quantos quilômetros ainda faltam para trocar peças importantes também, como o filtro de ar ou a correia de distribuição.

Se ainda faltar muito tempo, um check-up pode ser realizado. É sempre bom dar uma olhada na suspensão, nos fluidos, no sistema elétrico, no sistema de limpeza dos vidros e em outros itens, sistema de ignição e injeção, molas, amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas, juntas homocinéticas e a correia dentada do motor e seus rolamentos.

 

O clima do destino é extremo?

Locais muito quentes ou muito frios exigem preparos antecipados. Caso escolha o frio, verifique se a mistura de água e anticongelante está correta. Se for para um lugar mais quente, leve água dentro do carro e dê uma melhor atenção para o radiador. Já!

Verifique os pneus!

Como anda o nível de profundidade dos pneus? E o desgaste deles? Andar com pneus carecas (quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem são abaixo de 1,6mm) é ilegal – além de gerar riscos. Caso o desgaste esteja desigual, vá já para a oficina. Provavelmente será necessário trocar os pneus, fazer o balanceamento ou o alinhamento. Olhou essas coisas e está tudo certo? Lembre da calibragem. No manual constam as calibragens corretas de acordo com a bagagem do carro e com o eixo dos pneus. Não se esqueça de fazer o mesmo com o estepe!

 

Documentos e Manual do veículo!

O manual do automóvel precisa estar no carro. Caso tenha perdido, imprima a versão em .pdf, muitas vezes, disponibilizada no site da montadora.

A documentação (CNH, licenciamento, seguro) está em dia? Confira o quanto antes. É interessante manter uma pasta com as cópias de todos os documentos, tanto do carro, quanto dos passageiros.

 

Uma semana antes

óleo lubrificante motor

O óleo precisa ser trocado?

Dê uma olhada se ele está no nível aconselhado pelo fabricante. E não se esqueça de trocar o filtro de óleo. Sempre que trocar o óleo, deve-se também trocar o filtro dele.

 

Como está o espaço interno?

Tire tudo que não será usado durante a viagem. Além de poupar combustível, um carro com menos coisas no bagageiro irá acomodar melhor a bagagem necessária. Aproveite para limpá-lo. Passar horas em um ambiente sujo pode não ser tão legal. Dê um jato forte de água na grelha frontal para lavar o radiador e melhorar a refrigeração do motor.

 

Não está esquecendo de nada?

Faça uma lista do que vai levar e verifique se o macaco, a chave de roda, o triângulo e a caixa de ferramentas estão no carro.

 

Um dia antes

mala

Faça as malas!

Não precisa fazer antes, mas não peque pelo desespero e excesso.

 

Olhe os pneus de novo

Os pneus abaixaram de novo? Dê uma nova olhada e, se preciso, troque-os. Ainda dá tempo.

 

Combustível!

Abasteça antecipadamente, seja para evitar filas ou para partir de casa direto pra estrada. Lembre de injetar gasolina no tanquinho de partida a frio se o seu carro for flex. Ele auxilia na partida na temperatura ambiente se o seu carro estiver abastecido de etanol.

 

Dia da partida

Acomode as malas no carro.

Tente começar pelo menos 1h antes… vai que esqueceu alguma coisa, né?

família no carro indo viajar

Pé na estrada!

E divirta-se muito!

Faça os preparativos com tempo e calma. Relaxe antes de pegar a estrada. Isso deve ser algo divertido! Se a viagem for muito longa, lembre-se de fazer pausas para ir ao banheiro e para comer. Boa viagem!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.