Dipirona na Gasolina: Verdade ou Mentira?
Se você assistiu vídeos no TikTok, Reels do Instagram ou Youtube recentemente, é bem provável que se deparou com vídeos de condutores afirmando que adicionar dipirona na gasolina faz ela render mais.
Sim, é isso mesmo que você leu. Segundo diversos criadores de conteúdo do setor automotivo, o medicamento possui ativos que em contato com a gasolina no tanque, geram uma reação química, que fará com que seu veículo consuma menos combustível.
Mas será que isso tem fundamento? Nós fomos atrás da resposta, e vamos te contar tudo detalhadamente.
O que os vídeos alegam?
Essa história surgiu nos perfis de dicas automotivas, e segundo os condutores que divulgaram a prática inicialmente, é possível reduzir o consumo de combustível pela metade. Essa prática tem muitos adeptos, que defendem com unhas e dentes a redução no consumo.
Os fãs da gasolina medicada alegam que a economia é real, e se deve pela reação química que a mistura produz, mas não sabem descrever exatamente qual o tipo de reação, e o que ela produz. Também há divergência na receita médica da mistura, pois enquanto uns afirmam que apenas 10 gotas são suficientes para todo o tanque, outros alegam que é necessário o vidro de dipirona inteiro.
Quais as consequências?
Essa é uma prática nova, e ainda não há estudos detalhando todo o mal que isso pode causar a longo prazo, mas já existem vítimas dessa Fake News.
Alguns perfis resolveram tirar essa história a limpo, e testar a dica no próprio veículo. Em todos os vídeos, ao adicionar o remédio ao combustível, este se torna denso e opaco, o que fez com que a maioria dos criadores desistir de testar no veículo.
Os corajosos que testaram tiveram diferentes resultados, a depender da quantidade utilizada. Os que colocaram poucas gotas no tanque não observaram nenhuma economia, já quem utilizou todo o vidro teve problemas após poucos quilômetros rodados, pois a moto começou a “engasgar” até a falha.
Muitos mecânicos já estão divulgando as consequências da dipirona, pois tem recebido cada vez mais motos com o motor danificado e corroído pelo remédio, pois ele vira uma espécie de gel, e para remover é necessário abrir o motor e realizar a limpeza.
E a lição que fica é:
Não caia em qualquer história da internet. Sempre que ver uma nova dica mirabolante, não saia copiando. Aguarde para observar as consequências a longo prazo, o resultado de quem realmente testou por bastante tempo e aprovou. Observe também as dicas dos especialistas na área, pois dificilmente um profissional sério irá indicar algo prejudicial ao seu veículo.
E para garantir o máximo desempenho do seu veículo, invista em peças originais Cofap. A Cofap produz peças de qualidade, com alta tecnologia e oferece o melhor custo-benefício do mercado. Confira as ofertas selecionadas exclusivamente para você.
Publicar comentário