Qual o amortecedor ideal para o meu carro?
Dirigindo por estradas brasileiras, é quase impossível conseguir evitar todos os buracos nas estradas. Ao atravessar um obstáculo como buracos e lombadas, a peça que salva seu carro de danos maiores é o amortecedor.
O amortecedor faz parte do sistema de suspensão, e é essencial para uma direção suave. Vamos conhecer mais sobre amortecedores, e te ajudar a identificar o ideal para o seu veículo.
Entenda o funcionamento dos amortecedores
A função dos amortecedores é absorver e reduzir a intensidade dos impactos gerados por buracos, lombadas e outros desníveis e irregularidades. Este componente liga a roda ao chassi, e ajuda a manter o pneu sempre em contato com o solo, mesmo em desnível.
Os amortecedores garantem estabilidade para você dirigir com mais segurança. Além disso, esta peça ajuda a reduzir o desgaste de diversas outras peças.
Conheça os tipos de amortecedores
Amortecedor Hidráulico
Presente em grande parte dos veículos atuais, o amortecedor hidráulico é a opção mais acessível. Esta peça é formada por um sistema com óleo lubrificante e ar. Cada substância fica em um reservatório específico dentro do pistão, proporcionando maior eficiência no amortecimento.
Esse tipo específico de amortecedor requer alguns cuidados especiais. O uso intenso do sistema de suspensão faz o óleo se misturar com o ar mais rapidamente, gerando bolhas e causando corrosão no amortecedor mais rapidamente.
Amortecedor a gás
No amortecedor a gás, ao contrário da versão citada anteriormente, o ar é substituído pelo nitrogênio pressurizado, que trabalha junto com o óleo para aumentar o desempenho e a durabilidade da peça.
As principais característica deste tipo de componente é a maior resistência aos movimentos, aderência a pista e maior estabilidade na direção. Uma outra vantagem é que não há reação entre o óleo e o nitrogênio, o que mantem a atuação do amortecedor sempre uniforme, e o risco de oxidação é baixíssimo.
Amortecedor eletrônico
Presentes na maioria dos modelos de luxo, os amortecedores eletrônicos funcionam por meio de um sistema de comandos adaptados ao funcionamento de acordo com as condições em que o veículo é submetido.
Esse sistema de alta tecnologia controla os amortecedores de cada uma das rodas de maneira individual, mantendo contato uniforme com o solo. Os comandos são enviados em milissegundos, regulando a quantidade necessária de amortecimento para que o veículo permaneça estavel em alta velocidade.
Também conhecida como suspensão ativa, essa peça é uma das mais caras na hora de fazer a manutenção.
Como escolher o amortecedor ideal?
Na hora de fazer a manutenção do veículo, você já sabe que no Hipervarejo é possível comprar peças, pneus e acessórios das melhores marcas pagando muito mais barato que em outros sites ou lojas físicas, mas mesmo assim, algumas peças sentem receio de escolher uma peça que não seja a ideal para o seu veículo.
No nosso site, você pode pesquisar todos os itens disponíveis para o seu carro digitando a placa do seu carro. Nosso sistema encontra todas as peças compatíveis com seu carro, tornando muito mais fácil e barata a sua manutenção.
Mas voltando a falar sobre os tipos de amortecedores….
De forma geral, veículos leves e utilitários apresentam bom desempenho com o amortecedor hidráulico. Já a maioria dos veículos 4X4 precisam do modelo a gás. Para os que possuem veículos de luxo, equipados com o modelo eletrônico, é fundamental que a substituição seja feita por um modelo idêntico, para preservar as configurações do item original.
Lembre-se que para garantir um bom desempenho, segurança e até a durabilidade do amortecedor, é fundamental utilizar peças de alta qualidade, como os amortecedores da TRW.
A TRW possui alta tecnologia alemã, e todos os seus produtos são submetidos aos testes mais rigorosos. E só no Hipervarejo você encontra peças da TRW e Sachs com estes preços.
Publicar comentário