Você sabe o que é Amaxofobia? Medo Intenso de dirigir. 

medo de dirigir

Antes de continuar lendo, devemos te alertar: este artigo não tem o objetivo de te diagnosticar, pois muitos outros fatores devem ser analisados por um profissional de psicologia antes de fechar um diagnóstico. Caso você se identifique com os sintomas abaixo, procure um profissional. 

Todos nós já sentimos medo de dirigir. Na primeira aula prática de direção no trânsito, no primeiro engarrafamento, a primeira vez pegando a estrada ao volante ou em algum momento de tensão. 

Mas o medo intenso de dirigir é uma fobia, assim como a claustrofobia, que é o medo de lugares apertados, a coulrofobia, que é o medo de palhaços e a astrofobia que é o medo de trovões e relâmpagos. 

Leia também: Me envolvi em um acidente, e agora?

O que é esta fobia?

Essa fobia em questão é a Amaxofobia e vai muito além de um receio casual. Esse medo intenso causa sensações intensas e pode ter efeitos físicos e psicológicos. 

A palavra tem origem grega e significa “medo de carruagens”. As pessoas afetadas veem veículos como imprevisíveis ou temem situações ameaçadoras, como dirigir sobre pontes, por exemplo. 

Entre os sintomas físicos estão a taquicardia, hiperventilação, tensão muscular e tremores. Os principais sintomas psicológicos são pensamentos excessivos sobre acidentes, desconforto e ansiedade. 

O que causa a amaxofobia?

A amaxofobia não tem uma causa em comum pois cada pessoa a desenvolve por razões particulares, e somente um bom psicólogo consegue identificar as causas através de métodos terapêuticos. Até mesmo motoristas experientes podem desenvolver a doença. 

Como já citamos aqui, o tratamento requer o acompanhamento de um profissional de saúde mental e quando não tratada, essa fobia pode ser agravada. 

O tratamento da amaxofobia requer diferentes abordagens para superar os traumas. Um método de tratamento é o treino de condução em realidade virtual, onde o paciente pode enfrentar seus medos de forma segura, em um ambiente controlado. 

Outros métodos também são utilizados, mas não vamos lista-los aqui, pois pratica-los sem o acompanhamento de um psicólogo pode agravar a situação. 

Você conhece algum com essa fobia? Envie este artigo para ela. 

Confira as promoções no Hipervarejo.

Publicar comentário