Vale a pena comprar um engate reboque?

Publicado por Hipervarejo em

Na hora de comprar um carro geralmente temos em mente qual será sua utilidade. Podendo ser apenas para passeio e lazer com a família, locomoção para o trabalho ou até mesmo como meio de sustento e renda. De qualquer forma, não importa o motivo, todo motorista acaba instalando itens que o deixem com a sua cara,  e um dispositivo bastante comum entre os motoristas é o engate de reboque.

Útil para diversas situações, o engate também possui vantagens para momentos de maior necessidade. Mas é preciso tomar cuidado, pois existe uma regulamentação que determina sua possível utilização, e você verá no decorrer desta matéria, mas antes vamos ver suas principais vantagens:

Auxiliar veículos em dificuldade

Para aqueles que andam em estradas de terra ou fazem trilhas, ficar atolado no barro é um risco real. Em uma situação de dificuldade como esta, encontrar um automóvel com engate de reboque para ajudá-lo é um alívio. Mas, não é só para os carros presos em terrenos lamacentos que esse acessório pode ser salvador. Retirar obstáculos do caminho, por exemplo, também é uma boa utilidade para o dispositivo.

Acoplar carretos

Esta talvez seja a principal utilidade do engate de reboque, que tem diferenças para o semi-reboque. É essencial principalmente para quem utiliza o veículo com fins comerciais. Para quem trabalha com o comércio de alimentos na rua, por exemplo, o acessório é um grande aliado.

O acessório também é muito útil para quem trabalha com transporte de cargas em geral. Afinal, ele permite que o carreto seja acoplado para carregar os itens do ramo que o proprietário atua. Seja para transportar mercadorias ou realizar mudanças, por exemplo, ter o engate de reboque vai permitir que você exerça o seu ofício com seu automóvel.

Carregar bicicletas

Você sabia que o engate de reboque também pode ser utilizado para instalar suporte para transportar bicicletas? Esse tipo de uso do acessório é muito útil especialmente para os aventureiros de plantão. Quem costuma realizar trilhas e utilizar as bikes com fins esportivos precisa levar sua bike por muitos e muitos quilômetros.

Dessa forma, o dispositivo serve bem para que o suporte seja acoplado e permita que a bicicleta seja transportada na parte traseira do veículo. Contudo, é necessário ficar atento com relação ao tipo de suporte utilizado. O ideal é que o material seja bastante resistente, de preferência constituído com aço carbono e com acabamento de qualidade, como pintura eletrostática.

E como ter o engate de reboque dentro da lei

Antes de pensar em colocar um engate de reboque no seu carro, é preciso verificar o que diz a lei. Ainda que o acessório em si tenha seu uso permitido, existe uma regulamentação que estabelece normas para que a segurança não seja afetada.

Em primeiro lugar, todos os engates de reboque precisam ser aprovados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Ou seja, devem possuir o selo oficial que atesta a qualidade do acessório. De acordo com o artigo II da Resolução nº 197 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a permissão é a seguinte: “Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao INMETRO.”

Além disso, só é possível instalar o engate de reboque se os fabricantes indicarem que o veículo tem essa capacidade. Segundo consta no artigo III da mesma Resolução, fabricantes e importadores precisam informar ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que o automóvel pode tracionar reboques. Também é necessário que algumas informações estejam no manual do proprietário. São elas: especificação dos pontos de fixação do engate traseiro e indicação da capacidade máxima de tração.

Mas você deve se perguntar: por que isso é necessário? A resposta é bastante simples: nem todos os veículos são desenvolvidos para carregar reboques. Ou seja, somente o próprio fabricante pode estabelecer os tipos de uso previstos para o seu automóvel. Caso o carro não se enquadre, tracionar reboques pode ser bastante perigoso.

Equipamentos obrigatórios para reboques

De acordo com o artigo primeiro da Resolução nº 14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para circular em vias públicas, os reboques e semi-reboques deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento.

  • Para-choque traseiro;
  • Protetores das rodas traseiras;
  • Lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
  • Freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 kg e produzidos a partir de 1997;
  • Luzes de freio de cor vermelha;
  • Iluminação de placa traseira;
  • Lanternas indicadoras de direção traseiras, de cor âmbar ou vermelha;
  • Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
  • Lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem.

Você sabia que os engates Engetran são construídos de acordo com as especificações de cada veículo para garantir um ajuste perfeito e desempenho de reboque superior, com construção totalmente soldada para máxima resistência e segurança? Os engates já saem da fábrica com acessórios completos: ferragem, esfera cromada, tomada abs e cabo elétrico 1,50mm. Incluem kit de fixação (parafusos, porcas e arruelas) manual de montagem e certificado de garantia.
Acesse a página da Engetran no Hipervarejo clicando aqui e confira os modelos que temos disponíveis.

Fonte/Referência: https://www.minutoseguros.com.br/

Categorias: Saiba Mais

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.