Tipos de Pneu: Entenda cada um

Publicado por Hipervarejo em

O pneu é um item de segurança e dirigibilidade do seu veículo. Por isso, conhecer os diferentes tipos de pneu que existe no mercado é fundamental na garantia do desempenho do veículo e na segurança dos passageiros.

O desenho do pneu, o tamanho e a largura são itens importantes na hora de escolher ou trocar seu pneu. Mas é preciso compreender que não são só os aspectos de beleza, estética ou preferência por marcas que são importantes na hora de escolher um pneu novo.

Imagem | Via: Pixabay

Se deseja trocar ou comprar pneus novos para o seu carro, é necessário conhecer qual tipo de veículo é o seu e em qual ou quais ambientes e terrenos irá transitar.

Você deve estar se perguntando: quais tipos de pneu são esses? E quantos tipos diferentes existem? Mas pode ficar tranquilo, que preparamos um post especial que irá tirar todas as suas dúvidas. Fique ligado com a gente!

Quais são os tipos de pneu?

Basicamente existem cinco tipos de pneu no mercado automotivo: pneus on-road, pneus off-road, pneus ecológicos, pneus de alta performance e pneus mistos. Confira as especificações de cada um a seguir!

Pneus On-road

Os pneus on-road são os mais escolhidos pela maioria das montadoras para equipar os veículos vindos de fábrica. Ele é ideal para pistas asfaltadas e o uso em cidades, e não possui nenhuma característica em especial.

Esse tipo de pneu apresenta boa durabilidade se utilizado em terreno correto, uma vez que apresentam grande desgaste em solos irregulares ou estradas de terra. Porém em vias mais regulares, ele mantém um bom desempenho e baixo desgaste.

Pneus Off-road

Esse tipo de pneu é o oposto do on-road, uma vez que ele é ideal para estradas de terra e terrenos irregulares. Então se você é dono de uma SUV ou Jipe e gosta de se aventurar em estradas de barro ou nos mais diferentes terrenos, o pneu off-road é ideal para o seu veículo.

O pneu off-road possui alto desempenho em solos terrosos, porém em vias asfaltadas sofrem muitos desgastes. Além disso, o gasto de gasolina se torna muito elevado quando utilizados na cidade, e você deve estar sempre atento a especificações dele e procuram usá-los somente em terrenos off-road.

Pneus Ecológicos

Conhecidos também como “pneus verdes”, os pneus ecológicos são uma boa opção para quem busca economia de combustível. Isso acontece porque estes tipos de pneus são produzidos de forma diferente dos demais, pois em sua fabricação a sílica é substituída pelo negro-carbono, o que acarreta em menos ruídos e permite redução do consumo de gasolina.

Apesar de serem menos agressivos ao meio ambiente, eles possuem as mesmas aplicações dos pneus convencionais, entretanto eles são mais caros.

Pneus de Alta Performance

Como o próprio nome já diz, os pneus de alta performance são destinados a carros de alta potência. A vantagem dos pneus de alta performance é que eles possibilitam um melhor desempenho ao veículo, porém podem sofrer um desgaste mais acentuado que os demais pneus.

Esses pneus são indicados exclusivamente para carros de corrida, ou seja, modelos utilizados somente na pista, e para carros de competições de arrancada. Apesar desse pneu apresentar alto desempenho, eles custam bem mais caro que os demais.

Pneus Mistos

Os pneus mistos estão entre os pneus on-road e os de uso off-road. Esse tipo de pneu pode ser utilizado tanto em terrenos regulares quanto em estrada de terra.

O pneu misto apresenta desempenho favorável em todos os solos, porém esse desempenho não se compara com a performance dos pneus específicos.

Os donos de SUV e Jipe que transitam com seu carro na cidade, mas gostam de se aventurar em estradas de chão ou irregulares, podem utilizar desse pneu sem medo de ter dores de cabeça.

Como é feita a manutenção desses tipos de pneu?

A manutenção dos pneus não muda de um tipo para o outro. Você deve sempre estar atento se estão “carecas”, pois esse pode ser um primeiro sintoma de que algo está errado.

O desgaste máximo do pneu, o TWI (Tread Worn Indicator – Indicador de Desgaste) de um pneu de carro é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Se pneu do seu veículo estiver abaixo dessa medida, já pode considerá-lo “careca”.

Prestar atenção nas especificações do manual e de usabilidade de cada pneu também é extremamente importante. Além disso, informações do nível de pressão e a quilometragem exata para se realizar o alinhamento, balanceamento e calibragem não podem passar despercebidas.

Imagem | Via: Pixabay

Gostou do nosso post? Compartilha com seus amigos e família! Se tiver qualquer dúvida pode comentar que iremos te responder rapidinho.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de pneu, já pode escolher o ideal para o seu veículo. Que tal dar uma olhada na Hipervarejo? Lá você encontra pneus baratos e de alta qualidade!

Você sabe como é estipulado o preço da gasolina no Brasil? Confira o nosso último post e entenda tudo sobre o assunto. Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.