Tipos de alto falantes automotivos: conheça os principais

Publicado por Hipervarejo em

Em meio a tantos tipos de alto falantes para carros, escolher o modelo ideal para montar o som de seu veículo pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque os modelos são muitos, o que pode provocar uma certa confusão entre os usuários. São diversos tamanhos e potências com funcionalidades variadas focadas em proporcionar uma experiência mais imersiva com o som de seu carro.

Com o auxílio de música, a prática da direção se torna mais relaxante e faz com que você tire o melhor proveito enquanto estiver sobre as quatro rodas. E para ter uma experiência ainda mais imersiva enquanto você estiver com o seu carro, é muito importante entender quais as suas necessidades de som para escolher os alto falantes adequados para você.

Existem diversos tipos de alto falantes que possuem propriedades voltadas ao graves, médios e agudos da música, continue a leitura e confira:

Quais os tipos de alto falantes para carro?

Separamos os principais tipos de alto falante automotivo, veja cada um deles e nos conte abaixo, nos comentários, qual você escolheu!

Woofer

O woofer é um modelo de alto falante padrão que consegue fazer com que seu carro tenha muita qualidade de áudio. O modelo possui uma indicação maior para frequências graves e médio-graves, entre 300 Hz e abaixo. O modelo possui uma variedade de tamanhos entre 5″ a 18″.

Esse autofalante é construído em um corpo leve, com espuma e tecido resinado. O Woofer surpreende pela qualidade e é essencial para ter um som de alta potência em seu veículo.

Subwoofer

Existem também o modelo de alto falante Subwoofer, que são ótimos para complementar ao woofer. Esse alto falante consegue reproduzir frequências de intensidade muito baixa entre 20Hz e 200Hz, conhecidos como sub-graves. Essas frequências são ótimas para conseguir sentir as músicas de seu carro com mais intensidade.

O corpo do modelo é mais robusto que o modelo woofer, uma vez que para conseguir reproduzir frequências tão baixas e graves é preciso que o alto falante conte com uma maior qualidade em sua produção. Trata-se de uma peça ideal para quem deseja acrescentar um som com qualidade nos detalhes.

MidBass

Os modelos de alto falantes MidBass (do inglês “médio grave”) são modelos especializados na emissão de frequências mais baixas de 100 Hz a 3 kHz, isto é, detalhes em intensidade muito grave. Os modelos são comumente utilizados em sistemas de trio elétrico e podem acompanhar os modelos de duas vias junto com os tweeters.

Em relação a seu tamanho, o MidBass é encontrado em tamanhos inferiores a 9″, o que o torna muito semelhante ao modelo Mid-Range.

Mid-Range

Esse tipo de alto falante possui a funcionalidade voltada, principalmente, à reprodução de músicas em frequências médias como de 300 Hz a 5kHz e são encontrados em tamanhos abaixo de 8″, que consegue englobar diversos tamanhos de alto falantes como mid-bass e mid-range.

Seu modelo é produzido em materiais como tecido resinado ou seco e conseguem emitir som de qualidade. Além disso, o modelo é capaz de conseguir reproduzir os mais diferentes instrumentos musicais com muita qualidade.

Corneta

As cornetas são modelos de alto falantes um pouco mais diversificados, mas que trazem um som de ótima qualidade. O modelo de corneta é acoplado ao driver e o resultado é a produção de som em médias e altas frequências.

Além disso, o modelo também consegue fazer com que você tenha mais volume e potência no som de seu veículo.

Tweeter

Os modelos de alto falantes tweeter são ótimos para conseguir reproduzir sons de alta frequência de 5.000 Hz acima. Assim, os esse alto falante é ideal para reprodução de agudos. Existem modelos de tweeter e super tweeter, que possuem respostas de frequência de 2000Hz a 16kHz e 2000Hz a 20kHz, respectivamente.

As dimensões do modelo são reduzidas e variam entre 0,5″ a 3″ e seu corpo pode ser produzido em materiais como metais do tipo alumínio ou dome de seda.

Qual o modelo de alto falante ideal para mim e para o meu carro?

Para responder a essa pergunta é preciso considerar uma série de fatores muito variáveis – existem diversas intenções de acordo com o seu gosto pela música e com a sua intenção de como irá ouvir suas músicas favoritas.

Existem muitos modelos de alto falantes, mas como você viu, a principal diferença entre eles é sua frequência que é muito variável a depender do modelo e pode fazer com que você tenha a reprodução de sons mais graves ou agudos.

Escolher um som automotivo para o seu perfil pode ser um fator decisivo na hora de adquirir os modelos para o seu carro. Também é importante considerar se você deseja ter sons mais potentes ou se o seu intuito é aproveitar suas músicas apenas dentro do veículo.

Por isso, considere cada um desses fatores para que você consiga chegar a uma conclusão de qual será o modelo adequado para você.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que as diferenças entre os modelos tenham sido esclarecidas. Além disso, é importante também escolher um reprodutor para seu veículo, por isso, aproveite para conferir nosso post sobre a diferença entre DVD 1DIN e 2DIN.

Até o próximo post!

Categorias: Saiba Mais

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.