Saiba cuidar da suspensão e dos amortecedores do veículo

AMORTECEDOR-760x250

A suspensão do veículo é a principal responsável pela sua estabilidade, logo cuidar desse componente é essencial para não colocar a sua segurança e a dos outros em risco, garantindo dirigibilidade total.

A hora da troca

O desgaste nos amortecedores costuma variar muito de um carro para o outro, já que as condições de uso estão diretamente ligadas a esse fato. É bom ficar de olho no que diz o manual do veículo, onde é comum encontrar alguma informação. Em média, as montadoras indicam checar esses componentes em média após 30 ou 40 mil quilômetros rodados. Estando tudo certo, marque a próxima revisão para os próximos 10 mil quilômetros.

 

Sinta o carro

Se a suspensão cuida da estabilidade do carro, o principal sinal de problema são oscilações na carroceria. Ao perceber vibrações no volante, trepidações ao frear e acelerar, pequenas perdas de controle nas curvas ou simplesmente ruídos anormais nos amortecedores, qualquer um desses sinais, principalmente se forem um seguido do outro, vá até a oficina sem demora.

 

Não arrisque

Com a correria do dia a dia, é difícil ficar de olho em qualquer pequeno detalhe ou ruído no carro, além de ser fácil esquecer-se de medir a quilometragem entre as revisões, mas para você não arriscar mesmo, vale a pena marcar no calendário e fazer a manutenção preventiva do seu carro. Isso inclui diversos testes na suspensão do carro, mas também deve contar com checagem de pivôs, buchas, bandejas e até mesmo a realização do alinhamento e balanceamento do veículo.

 

Reveja seus conceitos

A sua forma de dirigir também influencia o desgaste dos amortecedores. Por isso, é importante evitar alguns vícios de direção, entre outras más práticas.

Rebaixar o veículo, transportar peso excessivo são limites que não devem ser ultrapassados. Também vale perder a mania de passar em lombadas na diagonal, isso diminui o tranco no carro mas prejudica o balanceamento e alinhamento, logo trazendo um grande desgaste.

Não troque o certo pelo duvidoso

Quando chegar a hora de trocar os seus amortecedores, é bom fugir de iniciativas baratas e milagrosas, como os amortecedores recondicionados. Sua durabilidade é baixa e pode trazer surpresas ruins para a direção.

Uma boa dica para você? Passa na Hipervarejo! Lá você encontra as melhores marcas em amortecedores para o seu carro, garantindo qualidade, segurança e preço baixo, é claro. Clique aqui e acesse!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *