Revisão de férias: O que você deve conferir antes de viajar

Publicado por Hipervarejo em

Julho chegou e junto com ele, as férias! Se você está pensando em colocar o carro na estrada e aproveitar ao máximo o momento com a família, é hora de fazer a revisão de férias do seu veículo.

Para viajar, é necessário antes de pegar estrada e curtir as férias, garantir que o veículo esteja em boas condições, para evitar qualquer surpresa desagradável ou até algo mais sério.

Para garantir que o carro está pronto para a viagem, é indispensável que você faça uma revisão de férias. Essa revisão consiste em vários procedimentos que visam evitar o aparecimento de problemas e quebras. Realize a revisão de férias alguns dias antes da viagem, garantindo assim uma viagem segura e sem dor de cabeça.

O que eu preciso verificar na revisão de férias do meu carro?

Cheque e calibre os pneus


calibragem-pneu

Os pneus são responsáveis pela estabilidade e dirigibilidade do veículo. Deve-se calibrar os pneus periodicamente e manter a pressão sempre de acordo com o estipulado pelo fabricante do veículo no manual. Manter a correta calibração, além de assegurar a segurança do carro, aumenta a vida útil do pneu e protege contra danos.

Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. Muitas vezes os motoristas não se lembram dele. Substitua o estepe imediatamente se ele estiver com bolhas ou danificado de alguma forma.

Realize o alinhamento e o balanceamento das rodas

Alinhamento

O alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento, é a manutenção que faz com que as rodas girem sem vibrações. É muito importante fazer as duas manutenções, porque elas possuem diferentes funções.

Verifique os limpadores de para-brisa

Parabrisa

Para garantir a boa visibilidade nas rodovias, é necessário verificar o limpador de para-brisa. Caso seja notado que as palhetas estão ressecadas ou o limpador esteja emitindo algum som durante o seu funcionamento, é aconselhável trocar o item por um novo.

Verifique e teste os freios

troca_das-pastilhas-de-freio

Os freios são muito importantes para a segurança e para a estabilidade do veículo. As pastilhas precisam manter uma espessura mínima, por isso é indispensável que seu desgaste seja verificado, para garantir que elas não ultrapassem o limite.

Confira o nível de água no radiador

agua-radiador
O sistema de arrefecimento do veículo é responsável por manter o motor em sua temperatura ideal de trabalho, evitando que ocorra superaquecimento ou até mesmo que o motor derreta.

Então, é extremamente importante que um mecânico de confiança verifique se o nível de água do radiador e faça a manutenção necessária, para que você possa pegar a estrada sem maiores preocupações.

Verifique os Fluídos

radiador

Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluídos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há problema em adiantar a troca.

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos e se tiver qualquer dúvida, coloque nos comentários que iremos te responder rapidinho.

Após fazer a revisão do seu veículo, se for necessário a compra de qualquer autopeça e ou pneu, a Hipervarejo está aqui para te ajudar!

Se precisar de dicas para comprar o tipo de pneu ideal para o seu veículo, confira nosso último post sobre tipos de pneus.

Após a revisão de férias, tá liberado para botar o pé na estrada e curtir com a família e amigos!

Boa viagem! Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.