Radiador: Como ele funciona?

Publicado por Hipervarejo em

O radiador é uma peça muito importante no seu veículo, uma vez que ele está diretamente ligado ao tempo de vida do motor. Pensando um pouquinho nesse motivo, é relevante que você conheça a funcionalidade e os sintomas de defeito do radiador para não ser pego de surpresa e nem ter dores de cabeça.

Se você quer ficar por dentro do que acontece no radiador do seu carro, continue lendo esse post.

O que é o radiador e para que ele serve?

O radiador é uma peça metálica que funciona como um trocador de calor, realizando o processo de troca entre ar e líquido. Dentro do radiador existem vários canais, alguns com formato de colmeia ou tubos, possibilitando a troca ar/líquido e fazendo a passagem do ar.

Para o bom funcionamento do motor do seu carro, o radiador precisa trabalhar nas temperaturas de 115ºC a 135ºC.

Radiador

Motor de um carro | Imagem Via: Google

Quando o motor do carro é acionado, um líquido que passa pela tubulação do motor absorve o calor gerado por meio da queima do combustível. Chegando ao radiador, a temperatura do líquido é reduzida com o auxílio de uma ventoinha e do ar externo que entra no veículo. E quando o líquido está refrigerado, ele retorna ao propulsor e o processe se repete.

O líquido citado acima, circula pelo motor é formado a partir de uma mistura de água e um aditivo especial, e a sua função é aumentar a temperatura e fazer com o fluído comece a ferver. Pois sem essa combinação, o líquido iria esquentar aos 100ºC, uma média considerada bem abaixo da faixa recomendada para o funcionamento do carro.

O que acontece se o componente estiver com defeito?

Um radiador danificado pode trazer graves consequências para o motor do seu veículo. Se você reparar alguns vazamentos ou algo que esteja impedindo a passagem do líquido refrigerado, o motor do seu carro ficará fundido e aumentará os custos de reparo.

Mesmo sem defeitos, quando eu posso trocar o radiador do meu carro?

Esse componente não necessita constantemente de troca. Ele costuma ser bastante durável e a boa notícia que ele dificilmente causa problemas.

Mas como nada é perfeito, você precisa estar à atento ao nível da água que fica no radiador e a sua coloração. Se você precisar completar o fluído do radiador constantemente, pode ser que esteja com algum vazamento, e se caso houver vazamento é melhor trocá-lo.

Se você reparar um líquido muito escuro no radiador e sinais de ferrugem, é melhor ficar em alerta. Prestar atenção à temperatura do motor é extremamente importante, pois se ela começar a subir é melhor levar o seu veículo em uma oficina mecânica. É recomendado que a troca do fluído do radiador se já feita a cada 30 mil quilômetros rodados ou 12 meses.

Para que você evite dores de cabeça, é importante sempre fazer manutenções preventivas no seu carro e verificar constantemente o nível de água do radiador. Mas nunca faça isso com o motor do carro quente! Você se queimar gravemente.

Gostou das dicas? Se sim, compartilha com seus amigos! E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar que respondemos rapidinho!

Se precisar trocar o radiador do seu carro ou outra peça, o Hipervarejo pode te ajudar! Acessa lá e veja todas as ofertas.

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.