É difícil saber quando é a hora de trocar o amortecedor.

Porém, a suspensão vai te avisar de que está na hora de fazer a manutenção, por isso é importante ficar atento aos barulhos do carro.

Os amortecedores são responsáveis por reduzir impactos na carroceria, frear os movimentos da mola, manter os pneus em contato com o solo e garantir a segurança a todos. Amortecedores estourados ou desgastados comprometem a estabilidade do carro.

blog amortecedor

Foto meramente ilustrativa.

Não adianta focar apenas na quilometragem do veículo, porque tudo varia em relação ao estilo de dirigir do motorista e ruas/estradas percorridas. Se o carro está oscilando muito (vibrações e balanço excessivo) e o barulho de batidas é constante, pode significar que chegou a hora de trocar.

Outro barulho típico, é um zumbido alto que pode ser ouvido de dentro ou fora do carro, ele é mais comum de se ouvir quando o carro está em baixa velocidade e quando faz curvas fechadas.

Se isso está acontecendo, você deve trocar os amortecedores. Fazer essa troca direto com o mecânico pode sair bem caro. Para economizar, compre as peças necessárias separadamente.

Além do amortecedor, é indicador trocar outros componentes da suspensão: Coxim, batente e coifa. Essa substituição vai garantir melhor desenvoltura do veículo.

Não é necessário se preocupar em trocar os amortecedores no exato momento que o problema é detectado. Na maioria das vezes, não é prejudicial ao carro rodar alguns dias até que as peças cheguem e a troca seja realizada.

E como prevenir o desgaste rápido dos amortecedores?

Você pode preservar os amortecedores com alguns cuidados diários, entre eles: dispensar o excesso de peso, evitar passar em lombadas ou buracos em alta velocidade, além de fazer regularmente o alinhamento e balanceamento.

Gostou dessa dica? Deixe nos comentários se houver alguma dúvida sobre o assunto.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *