Quando fazer a manutenção do ar-condicionado no veículo?

Publicado por Hipervarejo em

Quando fazer a manutenção do ar-condicionado no veículo??

Ar-condicionado

Morando em um país tropical é comum enfrentarmos muitos dias de calor e também muitas chuvas no trânsito.Isso significa que o ar-condicionado é um dos acessórios preferidos do brasileiro, já que proporciona conforto e tranquilidade para aproveitar o carro.

Contudo, muitos ainda negligenciam os cuidados com este opcional no dia a dia do veículo. Isso pode causar grandes problemas, tanto para a saúde quanto para o seu bolso. Assim como a própria mecânica, ter certos cuidados no sistema de ar e realizar uma manutenção preventiva garante o seu funcionamento impecável, além de uma boa economia.

Dica 1 – Ligue com frequência

Já teve algum conhecido com que mantinha um carro na garagem e, mesmo sem dar umas voltas, ligava o automóvel para que ele não fique travado? Pois é, o ar-condicionado merece o mesmo cuidado.

O uso contínuo garante que mangueiras e vedações não fiquem ressecadas, perdendo assim a sua eficiência. Mais que isso, o filtro do equipamento, onde toda a sujeira do ar fica presa, acaba por se tornar uma colônia de bactérias e fungos. Isso já acontece normalmente, mas o que piora é que a temperatura elevada no interior do veículo acelera o crescimento desse problema.

Utilizando com frequência, o frio mantém um nível mais lento e aceitável.

Dica 2 – Use seus sentidos

Detectar problemas no funcionamento do ar-condicionado não é tão difícil. Ao acionar o equipamento, você conseguirá ouvir se tiver alguma obstrução no sistema, como se você encostar a mão na boca e soprar levemente.

Porém, algo que não será possível ignorar é o cheiro de mofo no ar e a irritação nas vias respiratórias. Então se ao tentar resfriar o clima dentro do carro isso acontecer, é melhor aguentar o calor.

Dica 3 – Aproveite a troca de óleo

Todo mundo sabe que a troca de óleo deve ser feita a cada 6 meses ou 10 mil km rodados, então se você vai cuidar da mecânica em uma revisão geral, aproveite a parada para realizar a manutenção completa do sistema.

Fazendo esse cuidado periodicamente, o custo fica bem mais barato. Nele você deve pedir para o profissional especializado, checar todos os componentes, trocar os filtros, repor o gás refrigerante e aplicar substâncias bactericidas e antifúngicas nas saídas de ar.

Há muito mais que isso, já que em alguns casos é preciso desmontar o painel, a grelha dos limpadores de para-brisa e muitas outras ações para chegar ao conjunto do ar. Sem contar que, alguns sistemas são tão complexos que eles sequer possuem um filtro convencional.

Dito isso, evite gambiarras e, principalmente, danificar o veículo com produtos de baixa qualidade e profissionais duvidosos, deixe quem entende cuidar do assunto e peça indicações certificadas para conhecidos.

Todos esses cuidados garantem o funcionamento perfeito do ar-condicionado e um clima agradável para você e seu carro, faça chuva ou faça sol.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

6 comentários

Conserto de máquina de Lavar Flamengo RJ · 9 de setembro de 2018 às 12:18

SHOW!

    Redação Hipervarejo · 12 de setembro de 2018 às 16:08

    Valeu 🙂

Instalador de ar condicionado split realengo rj · 25 de outubro de 2018 às 12:48

Legal!

conserto de maquina de lavar roupa estancia velha · 11 de novembro de 2018 às 22:50

Interessante!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.