Qual a hora certa de trocar os pneus e como fazer o rodízio?

Publicado por Hipervarejo em

Qual a hora certa de trocar os pneus e como fazer o rodízio?

Alguns de vocês já devem estar carecas de saber (não resistimos a essa piada), mas muita gente que ainda tem dúvida sobre como descobrir se precisa comprar pneus novos e como fazer corretamente o rodízio, essencial para aumentar a vida útil do componente.

Com isso, resolvemos reunir algumas dicas simples para ajudar você a cuidar do seu carro, lembrando que utilizar pneus em boas condições é essencial para a segurança no trânsito, sem contar que rodar com pneu careca pode resultar em multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.

Vamos lá:

Quando eu preciso comprar pneus novos?

O seu carro irá precisar de pneus novos quando os sulcos do  mesmo estiverem a uma profundidade inferior a 1,6mm. A parte fácil é que você  não precisará medir os sulcos.

Os fabricantes de pneus são obrigados a incluir o TWI em cada peça, como é chamado o indicador de desgastes. Ele é um pequeno bloco de borracha que fica dentro dos sulcos na exata profundidade de 1,6mm. Para encontrá-lo basta procurar a sigla TWI ou uma seta de indicação na lateral do pneu.

Esse valor foi obtido através de testes que apontam que se os sulcos estiverem menores, a aderência  no pneu está seriamente prejudicada, pondo em risco a segurança de todos.

Eu preciso trocar todos os pneus?

Isso irá depender do TWI. É importante trocar os pneus antes de chegar no limite, para ter mais segurança. Então você pode trocar os dois pneus mais desgastados primeiro, para mais tarde completar o conjunto com os restantes. Vale lembrar que o estepe também precisa estar em boas condições, para evitar dores de cabeça.

Onde colocar os pneus novos e como fazer o rodízio corretamente?

Se você optar por trocar um par de pneus por vez, o mais indicado é colocar os novos na traseira do veículo. Testes de segurança comprovaram que a parte de trás do veículo costuma perder a aderência antes da dianteira, em casos como aquaplanagem ou sujeira na pista.

Em segundo momento, é preciso fazer o rodízio, seja quando for comprar outro par de pneus novos ou simplesmente para igualar o nível de desgaste.

O rodízio de pneus do carro é utilizado para aumentar a vida útil dos mesmos, aproveitando melhor cada peça e evitando até mesmo desgaste da suspensão. É recomendado que utilize essa técnica numa média que pode variar de 5 a 10 mil quilômetros rodados, sendo que um pneu costuma durar uma média de 50 mil km.

Abaixo, temos uma imagem que explica o sentido que você deve fazer o rodízio, variando de acordo com o veículo e tipo de pneus utilizados:

Rodizio Pneus

Importante destacar que o rodízio permite aumentar a vida útil do conjunto em até 20%, mas se você descuidar pode acabar precisando trocar todos os cinco de uma vez. Além disso, os próprios fabricantes se dividem em relação a incluir ou não o estepe no rodízio.

Quem defende a inclusão do estepe diz que o motivo são os 20% a mais de vida útil no conjunto, citado acima, e também que o desgaste fique mais equilibrado e uniforme, aumentando a segurança.

Os que são contra a inclusão do estepe dizem que você acaba sempre com um dos pneus menos gastos, que seria o último a sair do porta-malas.

No fim das contas, a decisão é sua, tirando rodar com os pneus em bom estado.

E aí, tiramos suas dúvidas? Se ainda precisar de esclarecimentos, não deixe de fazer sua pergunta no campo de comentários.


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2 comentários

Luiz Carlos nobre · 8 de julho de 2017 às 09:44

Bom dia meu carro e da Ford mais os pneus são todos de um só fabricante mais eu não marquei a kilometrajem.de que forma eu faço o rodízio dos pneus.

    Redação Hipervarejo · 13 de julho de 2017 às 14:17

    Boa tarde Luiz, em relação a quilometrarem dos pneus fique tranquilo, basta procurar a Sigla TWI no pneu como falamos e observar os blocos de borracha entre os sulcos. Depois de identificar qual dos seus pneus está com maior desgaste basta seguir nossas dicas acima e fazer o rodízio de forma correta. 😉

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