Quais são os sinais de uma embreagem com problema?

Publicado por Hipervarejo em

Já parou para pensar, em quantas vezes você troca de marcha, enquanto dirige? Muitas, certo? Daí a importância de ter um bom sistema de embreagem. Afinal, ele é um dos principais componentes do veículo, e é responsável por uma parte fundamental: o controle de velocidade. Dessa forma, é preciso muita atenção para identificar os sinais de uma embreagem com problema.

Como identificar se sua embreagem está com problema?

No câmbio automatizado ou manual, o sistema de embreagem faz a ligação entre volante e motor. Dessa forma, é possível controlar todos os movimentos que o carro faz, como:

  • sair do lugar;
  • acelerar;
  • desacelerar;
  • não afogar na troca de marchas.

Mas quando esse sistema começa a se comportar de forma diferente, pode significar sinais de uma embreagem com problema. Ou seja, talvez você precise fazer a troca de embreagem. Nessa situação, fazer a troca de marchas pode ser algo complicado. Dessa forma, o veículo pode apresentar:

  • resistência ao trocar de marcha;
  • pedal rígido;
  • deslizamento;
  • embreagem travada;
  • barulho ao acionar o sistema;
  • trepidação da embreagem.

Por que é importante fazer a troca de embreagem?
Diante de qualquer um desses sinais, é importante ir a um centro automotivo para averiguar a necessidade de trocar o kit de embreagem.

Aliás, você não deve ignorar ou retardar essa troca, pois pode ter problemas sérios. Além de multas por sistemas com mal funcionamento, já imaginou dirigir pelo centro de São Paulo e o seu carro parar de repente? Se for em uma rua tranquila, talvez você consiga controlar a situação. Mas e se for na região da Avenida Paulista? Pode acontecer um acidente de trânsito e um gasto muito maior do que uma simples troca de embreagem.

Hábitos a serem evitados
Outro ponto importante que você precisa conhecer, é que a forma como você dirige também pode fazer com que essa margem de quilômetros rodados, seja maior ou menor. Por isso, antes de tudo é preciso evitar certos hábitos — ruins — de direção:

  • trocar marcha sem usar a embreagem;
  • dirigir com o pé na embreagem;
  • usar marcha incompatível com a velocidade;
  • deixar o carro engatado no semáforo.

Desse modo, a melhor forma de evitar acidentes e paradas no meio do caminho por conta de problemas mecânicos é fazendo a manutenção preventiva.

Contudo, com uma revisão periódica, você garante que todas as peças do carro sejam checadas e se previne de ter dores de cabeça e gastos que poderiam ser evitados.

Aproveite as dicas para fazer sua embreagem durar, e quando precisar de Kit  de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.

Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk

Fonte: https://brakestop.com.br

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.