4 Problemas no compressor do ar condicionado automotivo

Publicado por Hipervarejo em

Em dias mais quentes, o ar-condicionado do carro é um componente que faz toda a diferença para os ocupantes do veículo.

E se engana quem pensa que se trata apenas de um item de conforto, uma vez que o ar-condicionado automotivo também oferece mais segurança para dirigir nas ruas, auxiliando a evitar assaltos.

A questão é que, assim como todas as peças do veículo, o ar-condicionado também necessita de revisões e manutenções para que sua capacidade de resfriamento seja potencializada ao máximo.

Caso contrário, ele pode ir perdendo aos poucos sua capacidade de resfriamento do interior do veículo.

Por isso, neste post, separamos os principais problemas que podem atingir o compressor de ar-condicionado automotivo para te ajudar a lidar com o seu veículo em casos adversos. Continue a leitura e fique por dentro do tema.

O que é o compressor do ar-condicionado automotivo?

O compressor do ar-condicionado é um dos principais componentes que atuam para que o interior do veículo fique com a temperatura mais baixa.

Entenda: quando entra em funcionamento, o compressor do ar-condicionado automotivo realiza um bombeamento do fluido refrigerante em direção ao evaporador e o condensador por meio de toda a tubulação interna do veículo.

Desse modo, acontece o arrefecimento do calor e o interior do carro é resfriado. Logo, sem esse componente, não é possível refrigerar o carro.

Por se tratar de uma peça que entra em funcionamento constante quando ativada, o compressor precisa estar sempre lubrificado e revisado.

Por isso, a revisão preventiva é sempre a melhor maneira de manter o ar-condicionado de seu carro em pleno funcionamento.

Leia também: O que o ar-condicionado automotivo tem a ver com a sua saúde respiratória?

Compressor do ar-condicionado automotivo

O compressor de ar-condicionado pode apresentar quais problemas?

Se o seu carro não apresentar um bom resfriamento por meio do ar-condicionado, o problema causador pode ser dos mais simples aos mais graves, como no caso da lubrificação do compressor que citamos acima.

Confira os problemas que geralmente aparecem nas oficinas:

1. Problemas na ventoinha do condensador

No sistema do ar-condicionado, o condensador atua recepcionando o vento e removendo o calor do gás, que será comprimido e direcionado ao mecanismo restante para resfriar o carro.

O problema aqui é que o condensador está sujeito ao acúmulo de sujeiras como pó, folhas e outras pequenas impurezas do ar que conseguem passar pelo filtro.

Essas impurezas atingem a ventoinha, que, por sua vez, perde eficiência ou para totalmente de girar, acarretando no impedimento do arrefecimento no veículo.

Um detalhe: isso pode acontecer mesmo com as outras peças funcionando de maneira correta!

2. Problemas no fusível do compressor

O fusível do compressor do ar-condicionado é ligado à parte elétrica do veículo e, caso venha a apresentar qualquer problema como mau contato ou até mesmo estar queimado, irá impedir o acionamento do compressor.

Por isso, mesmo que simples, o fusível também pode ser um agente que impede seu veículo de ser resfriado.

3. Vazamento de gás do compressor

Caso o gás do compressor do ar-condicionado apresente vazamento, por mínimo que seja, isso irá influenciar no desempenho da capacidade de resfriamento do interior do veículo.

Isso geralmente acontece quando uma das conexões entre a peça está solta ou não apertada o suficiente.

O impasse dessa situação está na dificuldade de encontrar o local do vazamento. No entanto, quando encontrado, o problema pode ser resolvido com facilidade.

4. Filtro do ar-condicionado expirado

O filtro do ar-condicionado deve ser trocado com a frequência adequada. Mais especificamente, a cada 6 meses.

Quando essa troca não é realizada, o ar-condicionado passa a perder sua potência e eficiência pouco a pouco, até que pare totalmente de funcionar. Uma simples troca do filtro resolve esse impasse rapidamente.

Esses são os principais problemas que podem impedir o ar-condicionado de seu veículo de funcionar corretamente, mas vale lembrar que cada veículo possui um sistema e uma condição particular.

Por isso, se seu ar-condicionado está apresentando alguma anormalidade, o mais prudente a ser feito é procurar um profissional especializado para resolver a questão pela raiz.

Mãos com luva realizando a limpeza do ar condicionado automotivo

Como elevar a durabilidade do ar-condicionado automotivo?

Agora que você já conhece os problemas que podem atingir o ar-condicionado de seu veículo, é preciso também que você saiba quais os cuidados que precisa adotar para manter seu veículo funcionando da melhor forma. Acompanhe nossas sugestões:

Nunca fique muito tempo sem ligar o ar-condicionado do veículo

Lembra que explicamos sobre a importância da lubrificação do compressor? Pois é! Ao ficar muito tempo sem acionar o ar-condicionado, a lubrificação do compressor corre o risco de ressecar.

Mesmo em dias mais frios, como no inverno, é importante acionar o ar-condicionado de vez em quando.

Não ligue o ar-condicionado após deixar o carro por muito tempo no sol

Quando o carro passa tempo demais no sol, sua temperatura interna fica muito elevada. Ao acionar o resfriamento com a parte interna do carro mais quente que o normal, você pode provocar um choque de temperatura no veículo.

Além disso, essa prática demanda um grande esforço do motor e um tempo ainda maior para alcançar a refrigeração adequada no interior do carro.

Nunca se esqueça de realizar a manutenção adequada

Como mencionamos acima, a manutenção do ar-condicionado do veículo deve ser realizada a cada 6 meses.

Com ela, além de garantir sempre uma temperatura agradável no interior do carro, você evita acúmulo de germes e bactérias em todo o mecanismo.

Já falamos por aqui sobre quando você deve fazer a manutenção do ar-condicionado de seu veículo, aproveite a leitura deste conteúdo para ficar por dentro do tema.

O que você achou dessas informações? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a cuidar ainda mais de seu companheiro de quatro rodas.

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você em nosso próximo post!

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.