Piloto automático é mais ou menos econômico?

Publicado por Hipervarejo em

Uma dúvida bastante comum é se o piloto automático (controlador de velocidade de cruzeiro ou cruise control) gasta mais ou menos combustível. A tendência é que o piloto automático seja mais econômico, mas isso depende muito da forma como o dirige.

Por exemplo:

Um motorista que acelera o carro de forma mais brusca, em um tráfego rodoviário normal, usa o acelerador e o freio de forma mais intensa. Isso causa maior perda de energia e, consequentemente, mais gasto de combustível. Neste caso, o piloto automático é mais econômico.

Agora, imagine uma descida em um leve declive: você pode tirar o pé do acelerador por completo e cortar a injeção, reduzindo a velocidade. O piloto automático, ao descer a ladeira, permitiria o motor continuar funcionando para não perder velocidade, gerando um maior gasto.

A mesma coisa seria ao subir um morro, por exemplo: manter o pé pressionando o acelerador iria reduzir a velocidade do carro, levando a consumir menos. Já ao usar o piloto automático, buscando manter a velocidade, ele aceleraria mais – o que aumentaria o gasto.

Tem alguma dúvida que gostaria de ver respondida por aqui? Diz pra gente nos comentários!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Joelmir Romualdo Moreira · 6 de janeiro de 2020 às 14:33

Então pra economizar combustível usando o piloto automático, se daria certo em uma reta então?

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.