O que é um pneu Run Flat?

Publicado por Hipervarejo em

Um pneu Run Flat (“corre murcho”, traduzido livremente), pneu de esvaziamento limitado ou pneu de rodagem sem pressão é  projetado para rodar ainda que esteja furado. Isso, sem causar problemas à roda.

pneu run flat

Qual a diferença entre um pneu Run Flat e um pneu convencional?

Exemplo: se um pneu convencional furar, ele vai esvaziar e isso fará a roda do seu carro encostar no asfalto – o que pode gerar enormes danos, porque ela pode amassar, ser riscada ou até ser inutilizada. Já se um pneu Run Flat furar, você vai poder continuar no volante sem ter que reparar no mesmo instante.

Isso acontece porque o “pneu de rodagem sem pressão” possui paredes reforçadas. Então, se ele murchar (por conta de um objeto cortante, por exemplo), as paredes do pneu Run Flat manterão a roda a uma certa altura da pista, impedindo que ela encoste no asfalto. Outra diferença é o fato de um pneu comum poder sair da roda no caso de um furo, enquanto o Run Flat não.

Qualquer carro pode usar pneus Run Flat?

Não! Para usar esses pneus, o carro deve ser equipado com um SMPP (Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus) para detectar quando houver uma diferença de pressão. Os Run Flat só podem ser montados em automóveis criados especialmente para esse progresso ou que foram projetados para receber essa opção. Além disso, pneus desse tipo são montados de acordo com a suspensão de cada tipo de veículo – o que os torna inadequados para serem utilizados em outros carros.

Vale a pena citar que os pneus Run Flat são mais caros, encontrados nas medidas de pneus desportivos, apenas, e são mais caros. Mas a tendência é esse produto se tornar mais comum e o preço ser mais acessível. Além disso, esse pneu – atualmente – dura menos que um pneu convencional, porém essa tecnologia vem sendo aperfeiçoada cada vez mais.

Em compensação, os Run Flat proporcionarão o conforto de esperar uma distância ideal para trocar o pneu em casos de furos por objetos pontiagudos, por exemplo. Esse produto não apresentará  bolhas facilmente, devido às paredes mais duras. E, no caso de um rasgo, ele poderá ser utilizado por um determinado período ainda – trazendo mais segurança e conforto à experiência de dirigir.

Se interessou por um pneu Run Flat? Confira alguns dos nossos modelos!

O Conti Premium Contact Run Flat oferece sistema de frenagem mais eficaz, anti-aquaplanagem, e uma melhor aderência e estabilidade.

Pneu Continental - contiPremiumContact

Já o Conti power Contact Run Flat oferece as tecnologias ECOPlus (economia de combustível), Noise Breaker (pneu mais silencioso e mais cômodo) e WWI (próprio para pistas molhadas).

Enquanto o Conti Sport Contact Run Flat é mais focado em alta performance: permitindo curvas com mais facilidade, aderência e estabilidade – além de resistência à aquaplanagem e excelente poder de frenagem.

Pneu Continental - Conti-Sport-Contact-3


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.