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Quando o pneu fura bate aquele desespero, né? A compra desse item inesperado pode pesar bastante no bolso, então a maioria das pessoas recorrem a substituições baratinhas, como os famosos pneus remold.

Esse modelo custa muito menos do que um pneu normal, mas há situações em que a economia não deve ser a prioridade – principalmente quando o assunto é a sua saúde no trânsito.

Hoje, o blog Hipervarejo vai abordar sobre o que são os pneus remold, e porquê não recomendamos que você os compre.

O que é um pneu remold?

“Remold” significa, numa tradução livre, “remoldado” em inglês. Ou seja, um pneu desses é fabricado a partir de outros, através de um processo de reciclagem que aproveita pneus descartados.

O pneu remold conserva a carcaça do item que lhe deu origem, mas a sua parte lateral, a banda de rodagem e o ombro são reconstruídos, colados e vulcanizados. Basicamente, é um pneu feito de retalhos, o que não seria tão ruim se um padrão de qualidade fosse seguido (leia mais sobre abaixo).

Os fabricantes desse tipo de pneu podem te prometer que a sua integridade não foi comprometida, mas isso está longe de ser a verdade. A estrutura interna de um pneu nunca é a mesma depois que ele foi utilizado.

O nylon e o aço são materiais resistentes, só que é impossível não sofrerem os efeitos do uso contínuo e da exposição a altas temperaturas. Agora você está conseguindo entender porquê os especialistas avisam contra o uso dos pneus remold?

Outro ponto importantíssimo é que o arame interno dos pneus é, na maioria das vezes, retirado em sua remodelagem, porque a sua refacção seria inviável financeiramente para as empresa. Isso resulta em pneus frágeis e instáveis, que podem colapsar a qualquer momento.

Infelizmente, o mercado está cada vez mais competitivo, então muitos fabricantes aproveitam de situações vulneráveis para lucrar com produtos ruins. Sabendo como são feitos os pneus remold, veja agora suas desvantagens mais criticas:

Quais são os riscos de usar um pneu remold?

Você perceberá, com este tópico, que os preços baratíssimos de um pneu remodelado não devem poder comprar a sua segurança e a dos outros passageiros. Além de tornarem a direção desconfortável, sérios acidentes podem acontecer a qualquer momento – e a maioria dos fabricantes não oferece nenhuma garantia contra isso.

  • Eles produzem barulho e ruídos fortes;
  • O risco de acidentes é grande, por conta da instabilidade dos pneus;
  • A dirigibilidade é afetada tanto em ruas curvas quanto retas, pois o balanceamento sempre tem defeitos;
  • A lei permite que os fabricantes troquem completamente a sua carcaça, então não há garantia nenhuma de padronização

O pneu remold é permitido?

Apesar de todos os riscos que mencionamos, os pneus remold são sim permitidos pela legislação. Contudo, o uso deles no Brasil não é o mesmo que nos outros lugares que também o legalizaram, pois há brechas na nossa lei que permitem que práticas incorretas e perigosas sejam feitas na fabricação dos pneus.

A Europa, por exemplo, tem uma resolução que exige que os pneus remoldados mantenham as características originais da sua carcaça na lateral. Esse requerimento não existe no Inmetro brasileiro.

Logo, não há garantias de que o fabricante não substituiu completamente as partes essenciais de um remold – dois pneus de qualidades totalmente distintas podem ser remodelados até ficarem idênticos, e você só vai perceber quando frear bruscamente, fazer uma curva ou dirigir numa rodovia, pois eles vão se comportar de formas diferentes.

A presença do selo do Inmetro é um indicativo de que o fabricante não realiza essas más práticas, mas se a procedência do pneu for um mistério, não compre! A economia que você pode obter dessa transação não vale os riscos que um modelo remoldado oferece aqui no Brasil.

Pneu remold ou meia vida?

Ao procurar por opções paliativas baratas de pneus no mercado, você vai se deparar com os remold e os “meia vida”. Os pneus meia vida são chamados assim porque são usados, na maioria das vezes além da metade de sua vida útil – afinal, quem descartaria um pneu tão cedo? Mas, ainda assim, eles têm um restinho de tempo de uso que pode ser aproveitado.

E como já recomendamos que você descarte os remodelados da sua lista de vez e entendemos que as dificuldades financeiras exigem compras baratas nas emergências, vamos apresentar esse outro modelo de pneu como uma alternativa – não excelente –, mas viável.

As montadoras de países como os EUA sabem quão difícil é o processo de reciclagem da borracha, então vendem seus pneus usados por preços acessíveis aqui no Brasil. É claro que, com isso, a garantia e a integridade do pneu não podem ser garantidas.

Mas você ficará feliz em saber que, além de mais seguros, os pneus meia vida costumam ter preços ainda menores que os remold. Logo, se o seu orçamento estiver apertado e precisar comprar um pneu imediatamente, recomendamos os meia vida.

Contudo, lembre-se que essa não é uma solução permanente, e deve ser trocada o quão antes possível. Para saber exatamente qual é o momento limite para a troca, confira o nosso post de quanto tempo dura um pneu!

E se estiver pronto para fazer um upgrade das peças do seu carro ou moto por um custo benefício único, confira a nossa seção de pneus e se impressione com a qualidade exclusiva Hipervarejo!

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios deinformações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

Equipe Hipervarejo

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