Veja qual a melhor marca de óleo 5w30 da atualidade

Publicado por Hipervarejo em

A troca de óleo é uma manutenção periódica dos automóveis para amenizar o desgaste do motor e proteger dos atritos, por isso escolher a melhor marca de óleo 5w30 é tão importante.

Pensando em facilitar sua escolha, trouxemos uma lista de informações que vão explicar qual a melhor marca e seus respectivos produtos, confira:

5w30 – O que significa?

Como explica a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), essa é a classificação da viscosidade e fluidez do óleo em altas e baixas temperaturas.

Nesse caso, o 5 aponta a fluidez do óleo em motor frio (no momento de partida é maior quando esse número é baixo – o 5 é ótimo!).

Já o número 30 refere-se à fluidez do óleo em motor quente. Quanto mais alto este número, mais viscoso e, como consequência, temos um produto que lubrifica melhor em altas temperaturas.

Qual melhor marca óleo 5w30?

O óleo de motor 5w30 é um dos graus de viscosidade mais comuns no ramo automotivo por conta da sua alta tecnologia em durabilidade e proteção de motores. E, dentre tantas linhas e marcas desenvolvidos, a melhor marca de óleo 5w30 é a Castrol.

A marca possui mais de 100 anos de experiência e é líder mundial na fabricação de óleos lubrificantes. Sem sombra de dúvidas, figura como a campeã em qualidade e tecnologia para motores automotivos.

Óleos 5w30 da Castrol apresentados em display

Tipos de óleo 5w30 Castrol

O óleo 5w30 Castrol é desenvolvido em 3 formatos diferentes: 100% sintético, semissintético e 100% sintético premium. Trouxemos uma breve explicação sobre cada um deles, leia a seguir:

Semissintético

A fórmula semissintética é desenvolvida com mistura de óleos minerais básicos e sintéticos, apresentando um equilíbrio entre os dois. A finalidade é que as composições não sintéticas são mais propensas a produzir borra.

Por isso, é feita a proporção entre os dois para melhorar o desempenho. Assim, o semissintético é trocado a cada 7.500 km rodados.

100% Sintético

O modelo 100% sintético é classificado como o mais resistente da linha Castrol, sendo a melhor alternativa para quem quer usar apenas do bom e do melhor em seu carro.

Essas variações de sintético e semissintético implicam na durabilidade do óleo. No caso do óleo sintético, ele tem vida útil de até 10 mil quilômetros rodados.

100% Sintético premium

O óleo sintético premium, como o próprio nome sugere, é a melhor formulação em óleos lubrificantes. Isso se deve à sua alta resistência à oxidação, habilidade de repelir sujeiras e neutralizar ácidos prejudiciais e performance de alto rendimento (que resulta na economia de combustível).

Lembrando que os tempos para a troca de óleo citados anteriormente são números aproximados, uma vez que é preciso verificar o tempo decorrido juntamente.

Se você está se perguntando: o que acontece se demorar para trocar óleo de carro? Bom, o motor funciona com muito esforço e acaba travando com o tempo. Portanto, evite o gasto de trocar o motor do carro, invista em óleos de qualidade.

4 Melhores óleos 5w30 Castrol

Segundo a Castrol, o atrito no motor reduz o desempenho em até 10% e, por consequência, desgasta as ferragens e aumenta o consumo de combustíveis.

Sabendo disso, a marca desenvolveu fórmulas que atendem às necessidades dos veículos de forma precisa. Veja abaixo os principais óleos 5w30.

1. Castrol EDGE 5w30 LL

O Castrol EDGE 5w30 LL com formulação de titânio mantém as superfícies metálicas “afastadas” entre si, ou seja, o óleo entra no meio e a viscosidade permite o deslize, sem gerar desgaste.

Este modelo aguenta a pressão interna dos motores (tanto que é 10x mais resistente ao espessamento do óleo) e impede a deterioração da viscosidade.

2. Castrol EDGE Professional C1 5w30

O Castrol EDGE Professional C1 5w30 contém a tecnologia dos microfiltros, em que a sua fórmula é composta por titânio fluido que ativa as propriedades protetivas do óleo quando é submetida à pressão.

Além disso, conta com a certificação carbono zero, que atende ao mais alto padrão de qualidade global.

3. Castrol Magnatec Stop-Start 5w30 A5

A fórmula ideal para quem pega trânsito lento, principalmente os congestionamentos que ligam e desligam em curto tempo: é aqui que o Magnatec Stop-Star entra.

Dirigir em marcha lenta e parar constantemente são atos que potencializam o desgaste do motor, então a Castrol desenvolve moléculas inteligentes que agem nos lugares microscópicos do motor.

Veja também: como aumentar a vida útil do motor de partida.

4. Castrol GTX Ultraclean 5w30

O Castrol GTX Ultraclean é um óleo de altíssima qualidade que assegura proteção do motor contra os maiores desgastes e, ao mesmo tempo, contém princípios ativos que removem os resíduos antigos e evita que novos se formem até nos menores lugares.

Resumindo: protege, mantém limpo e prolonga a vida útil.

Diferentes tipos de óleo 5w30 da marca Castrol

Agora que você já sabe qual a melhor marca de óleo 5w30, confira os óleos lubrificantes da Castrol e encontre o modelo ideal para seu carro.

Depois, conheça qual a melhor bateria de carro e renove seu carro por completo para a próxima viagem.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.