Gasolina aditivada ou comum? Qual a diferença?

Publicado por Hipervarejo em

Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada?

A diferença entre gasolina comum e aditivada consiste, basicamente, na adição de aditivos que uma possui e a outra não. Diferente do que muita gente imagina, ambas têm a mesma taxa de octanagem que, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) devem ter octanagem mínima de 87.

É importante explicar que a octanagem é o índice de resistência à detonação do combustível. Ou seja, quanto maior for a taxa de octanagem, maior será sua resistência e, assim, melhor o desempenho do automóvel.

Os dois tipos de gasolina apresentam mais de 50 elementos na sua composição total, mas enquanto a comum não conta com nenhum tipo de aditivo, a aditivada tem um pacote em sua fórmula, que contém dispersantes químicos como o detergente, que limpa os resíduos gerados pelo combustível na parte interna do motor do veículo. 

Dessa forma, a gasolina aditivada é benéfica para manter a limpeza de todo o sistema de alimentação do combustível do automóvel.

Qual é a melhor: gasolina comum ou aditivada?

Antes de apontar qual tipo de gasolina é melhor, é preciso saber a potência do motor do seu veículo, afinal, para além da gasolina comum e aditivada, existe a gasolina premium, que possui maior octanagem e é indicada para automóveis com motores mais potentes, como aqueles importados e esportivos. 

Então, ao melhorar o desempenho e o rendimento do automóvel, evitando problemas a médio e longo prazo, a gasolina aditivada pode ser uma excelente alternativa. No entanto, é preciso considerar caso a caso antes de apontá-la como a melhor opção.

De acordo com a ANP, nos maiores centros, onde há mais trânsito e tráfego lento de veículos, indica-se mais a gasolina com a presença de aditivos. Já no caso de deslocamento em estradas, como em viagens, recomenda-se o abastecimento com gasolina comum, afinal, nas rodovias os veículos andam em uma velocidade maior. 

Portanto, é preciso analisar cada situação individualmente. Mas, no geral, a gasolina aditivada vem se sobressaindo. É importante ressaltar, ainda, que a mudança da comum para a aditivada deve ocorrer aos poucos, de forma gradual, para o veículo se acostumar e não sofrer nenhum dano.

É verdade que a gasolina aditivada rende mais que a comum?

Quando falamos de rendimento, afinal, qual é melhor: gasolina aditivada ou comum? Embora essa seja uma dúvida legítima entre os consumidores de combustíveis, não é correto afirmar que a gasolina aditivada rende mais do que a comum. 

gasolina com aditivos garante a mesma independência ao motor que a comum, a distinção entre elas se dá apenas na limpeza do sistema de alimentação do combustível. Enquanto a aditivada mantém limpas todas as partes do motor que têm contato com o combustível, a gasolina comum não atua nesse processo de limpeza.

É bom abastecer com gasolina aditivada?

Muitas pessoas acreditam que não é bom abastecer o veículo com gasolina aditivada, mas isso não passa de um mito. A gasolina com aditivos não prejudica o desempenho do motor do automóvel, pelo contrário, evita que o mesmo perca performance, melhorando o rendimento e evitando problemas a médio e longo prazo.

No entanto, a única contraindicação para seu uso se dá quando o veículo está acostumado a utilizar sempre a gasolina comum. Nesses casos, a alteração do tipo de combustível não deve ocorrer de forma brusca, a recomendação é para que a mudança seja gradual.

Afinal, ao mudar de gasolina aditivada para a comum de uma hora para outra, pode ser que ocorra uma limpeza excessiva, retirando partículas relevantes para o funcionamento ideal do sistema de alimentação do combustível.

Portanto, se você optar por fazer essa alteração, a indicação é para que, durante as primeiras semanas, o abastecimento seja feito com uma mistura da gasolina comum e aditivada. Passado esse período, é possível abastecer apenas com a aditivada.

Fonte: https://www.moura.com.br/

E se precisar trocar o filtro de ar do seu carro, o Hipervarejo pode te ajudar! Acesse a página oficial da MANN clicando aqui e veja todas as ofertas.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.