Ford Model T: Comemoração aos seus 110 anos.
O Ford Model T, também conhecido como Ford Bigode, é um carro histórico e revolucionário, foi o primeiro veículo a ser produzido em grande escala pela empresa Ford.
Seus traços rústicos atraem fãs e colecionadores até hoje, então não poderíamos ficar de fora dessa festa, até porque não é todo dia que se completa 110 anos.
Se você é apaixonado por carros assim como a gente, vai se emocionar com a história desse centenário. Confira!
O início
O primeiro Model T começou a ser produzido no dia 1º de Outubro de 1908, nos Estados Unidos, com o intuito de ser um carro confiável, seguro e principalmente barato.
Foi um veículo simples, que qualquer pessoa conseguia dirigi-lo e consertá-lo, por isso se tornou o queridinho entre os americanos.
Sua produção durou 19 anos (1908-1927), mas o amor por essa caranga continuou o mesmo ao longo desses 110 anos.
O Diferencial
O Modelo T de Henry, tinha seu diferencial a produção em série, o que trouxe mais credibilidade para seus compradores, até o momento eram todos produzidos artesanalmente, o que levava as pessoas desconfiarem deles, acreditando ser só um brinquedo desconfortável, barulhento e caro.
O nosso centenário era muito simples e por isso bem mais barato do que os outros, custava a metade de qualquer automóvel produzido no mundo naquele período.
No início possuía cinco cores, cinza, verde, vermelho, pérola e preto, porém com o tempo Henry notou que a tinta preta secava mais rápido, então a partir de 1915 o T era produzido somente na cor preta, o que baixou seu custo.
Vendas
Henry Ford anunciava a seguinte frase para atrair seus clientes: “Ford é o melhor automóvel, não porque é mais barato, mas porque vale mais”. Com isso passou a vender 18 mil unidades por ano e com o passar do tempo, aumentando a produção, chegou a vender 200 mil unidades no ano de 1913.
Ford Bigode
O bigode era de madeira coberto com chapas de aço, seus bancos eram estofados forrados de veludo, foi o primeiro carro da Ford com o volante do lado esquerdo, o cambio dele era produzido com engrenagens epicicloidais (como as das transmissões automáticas), chique ele né?
Agora vem a pergunta: por que Ford Bigode? Foi chamado assim por seus amantes, por causa do acelerador que não era ainda no pedal e sim em uma alavanca que se juntava a outra que ajustava o avanço da ignição por trás do volante. Essas duas alavancas juntas tinham o formato de um bigode, e aí o apelido pegou.
Comemorações
Um pouco antes de completar 100 anos, em 2003, a Ford restaurou seis unidades, chamados de Modelo T-100, essa produção de 2003 foi feita toda a mão, sendo idêntica do T original de 1914.
E não para por aí, todos os anos acontecem encontros onde inúmeros colecionadores se unem para exporem suas raridades, e festejar esse carro tão importante que foi pontapé de toda essa modernidade que temos hoje.
Espero que tenham gostado dessa viagem no tempo.
Deixe nos comentários uma de suas histórias emocionantes com carros, e sugestões do que gostaria de ler aqui no Blog Hipervarejo
Publicar comentário