Embreagem dura: o que significa? Precisa de conserto?

Publicado por Hipervarejo em

Depois de um tempo de uso, o carro pode desenvolver uma embreagem dura. Há algumas práticas que podem resultar nessa situação, as quais vamos explicar aqui. De certo, nem sempre significa um problema muito grave, mas, sim, na maioria das vezes, que o seu veículo precisa de uma atenção.

Todo amante de automóveis deve conhecer profundamente o que dirige e suas necessárias manutenções para evitar que dores de cabeça aconteçam e que, no fim, resultam em gastos altos. Nem sempre estamos preparados para isso, não é?

É por isso que a HiperVarejo preparou este post completo sobre o que pode acontecer com a embreagem de seu carro. Fique ligado!

O que ocasiona o endurecimento da embreagem?

Em sua maioria, esse fato acontece uma hora ou outra com os carros, justamente por causa de seu uso e algumas práticas incorretas que podem exigir um espaço curto de tempo entre as manutenções.

Uma dessas práticas é manter o pé descansando no pedal da embreagem costumeiramente. Motorista de longa data ou não, é ensinado a nós que não devemos apoiar ou pressionar os pedais do carro se não houver necessidade. Isso porque adiciona um peso desnecessário a esses itens, desgastando-os com mais facilidade.

Forma correta e incorreta de descansar o pé da embreagem

Ademais, o carregamento de cargas contraindicadas para o seu tipo de veículo também causa o endurecimento da embreagem, visto que essa parte terá que fazer mais tração para acionar os mecanismos da roda e do motor, consequentemente desgastando também essas outras peças.

Além desses atos imprudentes, as próprias peças do carro podem estar causando essa rigidez. Um exemplo disso são cilindros folgados ou defeituosos, que não oferecem a pressão adequada ao desempenho desse sistema.

Uma das falhas que pode ocorrer é um possível estiramento ou quebra do cabo, fazendo com que esse exija uma quantidade específica de força para seu funcionamento ser eficaz. Assim como uma ligação desajustada, fornecendo uma quantidade de força inadequada, também desgastando a embreagem.

Ainda, a existência de ar na linha hidráulica acarreta em uma tomada de espaço do fluido de pressão, ou componentes que não são compatíveis quando acontece alguma reposição. Enfim, muitas coisas podem ocasionar esse problema, por isso, é importante prestar atenção a qualquer mudança estranha em seu automóvel.

Como notar que há embreagem dura?

Uma das maneiras mais fáceis e simples de se perceber que há algo de errado com seu veículo é pela captação de sons diferentes, aqueles que não deviam ocorrer em um carro em perfeito estado, sabe?

Por exemplo, colocou em marcha lenta e ouviu um barulho, que some quando a embreagem é pressionada? É um indício de que ela está dura e que há problema entre ela e o pivô. Para confirmar, basta trocar de marcha e voltar para a lenta, continuar pressionando para verificar se o barulho se repete.

Além disso, trepidações também podem indicar que ela está ruim. Por isso, ouvidos atentos sempre quando dirigir. É ideal que, assim que perceber que há um possível problema, você vá a um mecânico para confirmar e encontrar uma solução, ou faça aquele check-up você mesmo, caso entenda de veículos.

Essas peças duram, em média, de 80 mil a 100 mil quilômetros, se o uso for correto. Entretanto, é possível escolher modelos que são eleitos como excelência no mercado. SACHS e Luk são uma delas, sendo que a primeira foi eleita a melhor marca de embreagem pelo seu ótimo desempenho e durabilidade.

Investir em peças de qualidade fará com que a manutenção e o conserto do seu carro não sejam tão frequentes.

Por que é importante manter a manutenção em dia?

Todo ano, é importante realizar uma revisão no seu automóvel, para prevenir problemas que custem mais caro. Geralmente, as pessoas optam por realizar essa revisão somente quando vão viajar, mas é um erro caso você não viaje todos os anos, pois ela deve ser feita pelo menos anualmente.

Embreagem de veículo em manutenção

Pense que está andando a caminho do seu trabalho, que é distante e, de repente, o carro para de funcionar? Você está atrasado e não tem nenhum mecânico por perto. Então, chama o guincho e gasta um bom dinheiro para o conserto.

Está com a sua família fazendo um passeio e o carro quebra no meio do caminho. Vocês têm criança pequena que exige certos cuidados mais atenciosos. Seria desagradável cancelar o passeio, fora o tempo de espera, devido a não conferir o funcionamento do seu automóvel com regularidade.

Se tivesse realizado um check-up, em qualquer uma das situações, provavelmente identificaria a suposta falha que ocasionaria em problemas com o carro antes de usá-lo e a resolveria, sem passar por essas inconveniências.

Além disso, você evita acidentes mais graves, como batidas por falha mecânica, perda da capacidade de frenagem, assim como muitas outras coisas que podem machucá-lo e machucar sua família.

Pé pressionando pedal de embreagem do carro

No caso da embreagem, item essencial para o controle do carro, mantenha-a sempre em perfeito estado para evitar as situações descritas acima e muitas outras. Portanto, olhos e ouvidos atentos em seu carro, ok?!

O que achou desse conteúdo? É importante ter o conhecimento para que tudo tenha um ótimo funcionamento quando se está atrás do volante, não é?

Gostaria de saber mais sobre mecânica de veículos e muitos outros assuntos interessantes? Não deixe de acompanhar o blog da HiperVarejo, toda semana temos conteúdos completos para os amantes de automóveis!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

zeus · 14 de dezembro de 2020 às 08:07

belas e úteis instruções

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.