Direção elétrica ou hidráulica, qual é a melhor?

Publicado por Hipervarejo em

Diante de tantas tecnologias e avanços nas mecânicas dos carros, às vezes, fica difícil saber qual opção é melhor ou, pelo menos, qual é a mais indicada para o meu caso. Um exemplo claro disso são as direções, afinal, qual passa mais credibilidade e segurança: direção hidráulica ou elétrica? O momento de dirigir precisa ser confortável, principalmente para quem vive no trânsito das grandes metrópoles.

Com esses pontos a serem considerados, os motoristas estão cada vez mais atentos na hora de escolher a direção do carro. Mas, ainda surgem algumas dúvidas, especialmente em relação ao preço, manutenção e vantagens e desvantagens de cada uma. Mas, iremos passar informações relevantes sobre cada uma delas, tornando a escolha mais simples.

O que é direção hidráulica?

A direção hidráulica reduz em quase 80% do esforço do motorista se comparado a uma direção manual. Também possui baixo custo de manutenção e tem em sua composição uma bomba hidráulica, um reservatório de óleo e tubulações de alta de baixa pressão. Ainda é possível ver mais um exemplo de peça no mecanismo de direção, que ajuda diretamente na movimentação das rodas dianteiras.

A direção hidráulica é bem mais conhecida entre os motoristas – chamada antigamente de direção assistida – e ganhou popularidade na década de 70, nos caminhões. Sentindo a necessidade dos motoristas de veículos leves e de menor porte, as montadoras começaram a adaptar a ideia para os carros e tornou o item praticamente essencial na hora da compra.

E só há coisas boas na direção hidráulica? Não, também há pontos negativos. Ela não pode ser colocada posteriormente no veículo, pois é um item que vem de fábrica. E os problemas específicos, como vazamentos, só podem ser resolvidos por especialistas, visto que é algo bem complexo.

O que é direção elétrica?

A direção elétrica possui um sistema independente do motor, o que permite instalações posteriores. Ela proporciona maior leveza ao volante – mais do que a hidráulica.  A direção elétrica se resume em apenas uma peça, pois o seu trabalho funciona de acordo com a velocidade do carro, além de não usar nenhum aditivo. Ela é praticamente livre de manutenções e, ainda por cima, auxilia na economia de combustível.

Em relação às vantagens, além das citadas acima, esse tipo de direção não é prejudicial ao meio ambiente e não consome potência efetiva do motor. É muito indicada para novos condutores e mulheres por conta do baixo esforço ao fazer manobras, como a baliza, por exemplo.

Mas, nem tudo são maravilhas quanto à direção elétrica. Mesmo que em pequenas possibilidades, quando ela apresenta algum defeito, o custo é bem mais elevado do que a hidráulica. Os carros equipados também são mais caros e você terá que elevar o seu investimento para poder desfrutar desta opção.

Qual é a melhor?

Sem nenhuma dúvida a elétrica, pois a hidráulica é um sistema complexo com correia, bomba de óleo, fluido, mangueira, pra deixar a direção mais leve. Já a elétrica se restringe praticamente a um motorzinho elétrico acoplado a coluna de direção, mesmo com custo de manutenção um pouco mais alto.

Fonte: https://www.minutoseguros.com.br

Você sabia que no Hipervarejo você conta com uma grande variedade de Kits Embreagens da marca ZF, SACHS E TRW? Confira nos links abaixo.

www.hipervarejo.com.br/sachs
www.hipervarejo.com.br/trw

Rode em segurança, rode com as Autopeças do Hipervarejo 

 

 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.