Diferenças entre Pneu com câmara e sem câmara.

Publicado por Hipervarejo em

O pneu, uma peça tão importante quanto todas as outras que compõe a motocicleta, também possui as suas especificidades. Por isso preparamos esta matéria para detalhar as principais diferenças de um pneu com ou sem câmara.

Diferença básica

Os pneus “sem câmara” possuem, interiormente, uma borracha especial, esta borracha garante a retenção do ar, por isso, eles devem ser montados em aros apropriados, utilizando válvulas especiais.

As vantagens dos pneus sem câmara são as perdas de pressão. Neste caso, a perda é lenta, quando perfurada, além disso, é menor o aquecimento e o número de itens reduz o seu custo, também o tornando mais leve e com maior facilidade nas operações de montagem e desmontagem.

Diferenças no processo de vedação

Os pneus com câmara e os sem câmara são praticamente iguais externamente, a diferença entre os dois está apenas na parte interna. No pneu sem câmara, como dito anteriormente, há um revestimento de borracha especial que garante uma perfeita vedação do ar sob pressão, e com isso, o aro permite um perfeito assentamento dos talões do pneu de encontro aos assentos cônicos e flanges e a válvula para o enchimento do pneu é posta no furo do aro.

Outra vantagem de usar o pneu sem câmara, é a simplicidade nas operações de montagens e desmontagens. Quando um pneu sem câmara é perfurado, este não sofre retração quando a válvula é fixada no aro, sendo assim, o ar só tem como alternativa escapar pelo próprio orifício e o vazamento o torna bem lenta.

Diferentemente nos pneus que possuem câmara, esta se esvazia instantaneamente e o ar escapa pelo orifício da válvula, no aro. Na verdade, isso tudo é muito simples, o que garante a vedação é a pressão interna que faz com que o seu pneu se expanda.

Vantagem da utilização de câmara em pneus radiais

Quando um pneu radial sofre qualquer tipo de agressão como a perfuração ou infiltrações por causa de consertos mal feitos, podem ter a vida útil prolongada com o uso de câmara de ar. É uma solução muito eficaz, já que a maioria das borracharias não tem equipamentos que possam suprir as necessidades de um conserto de pneus radiais.

É muito importante acrescentar que a principal função da câmara de ar nos pneus radiais é que são produzidos para serem utilizados sem câmara e permitir que os mesmos continuem tendo vida útil mesmo depois de furados, cortes e vazamentos nos talões e a utilização deve ser feita após o problema ocorrido, assim a câmara de ar aumenta em cerca de 3 a 5% o peso do pneu montado. Além de ser uma boa alternativa, talvez ainda seja mais econômica, vale a pena consultar profissionais reconhecidos para um bom acompanhamento do seu pneu.

Investir em pneus de qualidade é cuidar da sua segurança e diminuir a dor de cabeça a longo prazo. Com Pneus Technic você roda mais e melhor, pois é a primeira em tecnologia e respeito ao cliente. Aproveite as ofertas de Technic no site do Hipervarejo clicando aqui.

Fonte: autostart.com.br

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.