Dicas para usar bem a embreagem do seu carro, e manter uma vida útil maior.

Publicado por Hipervarejo em

A embreagem é um dos mais importantes componentes do sistema de transmissão e essencial na condução de um automóvel. Ela se posiciona entre o motor e a caixa de câmbio, possibilitando a entrega de força gerada dentro do motor para a transmissão, responsável pelo envio da força para as rodas.

Na prática, a embreagem serve para acoplar e desacoplar o motor do câmbio, para que seja feita a troca de marchas de forma suave. Com isso, o desgaste entre o motor e a caixa de câmbio diminui drasticamente. Além disso, a embreagem permite filtrar as vibrações geradas pelo motor.

Listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a usar corretamente a embreagem do seu carro e garantir uma maior vida útil.

1) Não mantenha o pé sobre a embreagem ao dirigir

Parece óbvio, mas existem muitos motoristas que nem se atentam de que estão descansando o pé em cima da embreagem, ao dirigir. Quem descansa o pé em cima do pedal da embreagem faz com que ela se gaste bem mais rápido. São muitos os casos de troca de embreagem, por causa deste hábito.

2) Não mantenha o carro parado usando a embreagem

Até mesmo bons motoristas acabam cometendo esse erro, apenas por costume, ou porque é mais fácil assim. Segurar o carro em um semáforo ou em uma subida usando a embreagem é o mesmo que fazer com que ela se gaste mais rápido, propositalmente. Sempre acione o freio, e deixe o carro em ponto morto, quando estiver em uma subida.

3) Faça verificação do cabo e regulagem com regularidade

Se o seu carro não tiver embreagem de acionamento hidráulico, ela é acionada por um cabo. Esse cabo tem que ser verificado, caso o acionamento da embreagem não esteja macio e sem barulhos.

Faça a uma regulagem da altura do pedal, caso esteja achando alta ou baixa demais.

4) Não coloque seu carro em subidas muito íngremes, ou terreno deslizante

Se você anda em uma subida muito íngreme, seu carro não consegue subir nem mesmo em primeira marcha. Evite forçar o carro a subir usando a embreagem. Isso é péssimo para o seu veículo, além disso, terrenos escorregadios também exigem o uso errado da embreagem, para forçar o carro a subir.

5) Verifique se o pedal está trepidando ou se a embreagem está patinando

Estes dois sinais podem significar que existe algo de errado com o conjunto da embreagem do seu carro. Pode ser disco empenado ou disco desgastado demais, neste caso tem que ser efetuada uma troca.

6) Não faça reduções de marcha muito exageradas

Sabe aquela redução de marcha tão drástica, que você sabe que a marcha inferior vai entrar e jogar as rotações lá pra 5.500, 6.000? Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Aproveite as dicas para fazer sua embreagem durar, e quando precisar de Kit de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.
Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk
Fonte: noticiasautomotivas.com.br

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.