Dia Nacional da Kombi: conheça a história e as curiosidades da “Velha Senhora”
Que ela é a queridinha do Brasil, é cheia de histórias e tem 1001 utilidades, todo mundo sabe! Mas você conhece a história da Kombi? A “Velha Senhora” completa 61 anos no país no dia 2 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional da Kombi. O nome vem do termo alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “veículo misto de passageiros e cargas”.
Criada em 1947 pela Volkswagen alemã, ela chegou ao Brasil no dia 2 de setembro de 1953, quando a VW iniciou a montagem do carro no país. O modelo era vendido pela Brasmotor, que montava o carro ainda com peças importadas da Alemanha. Em 1957, a primeira Kombi nacional foi produzida na fábrica localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A partir dessa data, foram 56 anos de produção sem interrupções – com direito a uma legião de fãs e colecionadores.
Em 2007, o Brasil se transformou no único país do mundo que fabricava a Kombi. Ela só parou de ser fabricada em dezembro de 2013 quando o Conselho Nacional de Trânsito exigiu a presença freios ABS e airbags em todos os veículos nacionais, itens que não eram comportados pelo modelo da Volkswagen.
Pioneira
Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro Volkswagen brasileiro não foi o Fusca, mas sim a Kombi. Ela começou a ser produzida em junho de 1957. Apenas dois anos depois, o clássico Fusca começou a ser fabricado em território nacional.
Mil e uma utilidades
Além do modelo clássico – furgão com traseiras de vidro – a Kombi também foi fabricada como picape, com cabine simples ou cabine dupla. A versatilidade do veículo permitiu que ele fosse usado como ambulância, viatura policial e transporte escolar. Atualmente, ela ainda é usada por viajantes como motorhome e como lanchonete móvel nos famosos foodtrucks.
Pelo mundo
A Kombi brasileira foi exportada para a Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai. Além disso, na última remessa produzida no Brasil, uma empresa inglesa importou 99 Kombis para transformá-las em motorhomes.
Conhecida como “Perua” e “Velha Senhora” no Brasil, a Kombi acumula diversos apelidos pelo mundo: Rugbrod na Dinamarca, Barndoor nos EUA, Junakeula na Finlândia, Bulli na Alemanha, Papuga na Polônia e Pão de Forma em Portugal, devido ao seu formato retangular.
A volta
Em agosto de 2017, a Volkswagen anunciou que vai produzir a nova Kombi. O carro será elétrico e deve chegar no mercado em 2022. Apesar da modernização do novo modelo, a empresa garantiu que o veículo seguirá a tradição e poderá ser utilizado para levar cargas e passageiros.
Publicar comentário