Dia Internacional da Mulher: saiba a origem dessa data

Publicado por Hipervarejo em

Nesta sexta-feira (08/03), é considerado o dia Mundial da Mulher. Por isso, hoje, o Blog da Hipervarejo vai te contar a história desta data.

Embarque nessa leitura histórica!

Mulheres trabalham na linha de produção da fábrica de armamentos Brewery Road Works, em 1916, na Inglaterra.

Mulheres trabalham na linha de produção da fábrica de armamentos Brewery Road Works, em 1916, na Inglaterra. Via: g1.com.br

Mas, afinal, qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é considerado um marco na luta dos direitos e no lugar da mulher na sociedade.

Para muitas pessoas a data foi criada pelo comércio, só para conseguir lucro com flores e chocolates.

No entanto, foi a Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 1975, oficializou a data.

Além disso, a data só passou a existir por conta das mulheres que trabalhavam nas fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Na época, elas fizeram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos, pois as condições de trabalho delas eram piores do que as dos homens.

Você deve está se perguntando: mas, e por que foi escolhido o dia 8 de março?

A origem da data escolhida para celebrar o dia da mulher tem explicações históricas. No Brasil, por exemplo, a data está relacionada ao incêndio ocorrido no dia 25 de março de 1911, na Companhia de Blusas Triangle.

Na ocasião, 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. Há indícios de que o número de vítimas foi alto porque a porta estava fechada para impedir a fuga dos trabalhadores.

Mulheres trabalham em uma fábrica de munição na França, em 1916.

Mulheres trabalhando em uma fábrica de munição na França, em 1916. Via: g1.com.br
  


O primeiro dia da mulher

Não existe uma data exata da primeira comemoração do dia Internacional da Mulher.

Mas se fosse possível fazer uma linha do tempo, ela começaria com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade em busca de melhores condições de trabalho, pois suas jornadas poderiam chegar a 16h diárias, seis dias por semana.

Esse ato de protesto ficou marcado como o primeiro Dia Internacional da Mulher.

Além disso, na mesma época, nas fábricas da Europa, crescia o movimento de mulheres buscando por melhorias.

Após toda a série de protestos, em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação de uma jornada de manifestações.

Mulheres que inspiram

Aqui, na Hipervarejo, nós temos muitas mulheres que inspiram. Elas dão duro para ajudar a realizar os seus sonhos, além dos delas.

Por isso, parabenizamos a todas as mulheres que deixam a vida de qualquer uma mais completa. Vocês são mulheres que inspiram!

E aí, gostou de conhecer um pouquinho da história do Dia Internacional da Mulher? Esperamos que sim. 🙂

Caso você tenha alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão de pauta, deixe aqui nos comentários.



Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

3 comentários

Emilly · 4 de março de 2020 às 20:56

achei otimo, me ajudou muito! bom trabalho 🤍

Isabel · 8 de março de 2020 às 13:39

Ótimo texto…
Ficou bem explicativo.
Obrigada!

Carlos Augusto · 14 de março de 2020 às 13:56

Muito acrescentador, busquei o tema para uma trabalho na faculdade solicitado pela antropologia e fiquei muita satisfeito obtendo respostas necessárias para concluir. Obrigado e Deus abençoe!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.