Alerta: cuidados em estrada de terra

Publicado por Hipervarejo em

O inverno está vindo e, junto dele, vem chegando o frio. Com o clima mais ameno, até dá aquela vontade de subir a serra, não é mesmo? Mas, às vezes, os acessos aos paraísos entre montanhas têm caminhos tortuosos. Leia esse post para saber com o que se preocupar sobre o carro e os cuidados em estradas de terra (e não ficar atolado nela).

Cuidados-em-Estrada-de-Terra-hipervarejo

Atenção

É claro que todos querem chegar no paraíso frio o mais rápido possível para aproveitar o máximo. Mas, para chegar com segurança, deve-se prestar bastante atenção. Fique de olho nas curvas e se está tendo neblina. Além disso, cuidado com ultrapassagens, principalmente antes de morros e sinuosidades. E nada de frear em curvas e descidas!

Pneus

Os pneus próprios para off road vêm a calhar. Mas, caso não seja o seu caso, dê uma olhada no nível dos sulcos e na calibragem dos pneus. Esteja sempre preparado, então lembre de calibrar o estepe e carregar o triângulo e o macaco. Andar com pneus carecas – além de perigoso para a sua vida – é um perigo pro seu bolso; a multa é de R$ 127,69 + cinco pontos na CNH.

Velocidade

Você pode encontrar terrenos arenosos de propriedades diversas. E, de acordo com a diferença, muda a estratégia para passar por ele. Tente perceber se o solo exige maior ou menor velocidade. Alguns tipos precisam de maior aceleração, para não perder potência. Mas, no caso de pisos molhados e mais lisos, a aceleração alta faz o carro derrapar. Velocidade constante e aceleração média são o padrão: vá de segunda marcha e analisando o terreno.

Cheque!

Já falamos dos pneus, mas, além deles, seria interessante passar o olho na suspensão (pelo desnível da estrada exigir demais dela), freios, óleo, bateria, e as lâmpadas e faróis (além de gerar multa, pode te salvar na estrada à noite ou em casos de neblina).

 

Se o carro atolar na estrada de terra, tente calçar os pneus que tem tração com coisas que o deem atrito, para poder acelerar e sair do barro. Tem alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.