Cuidados com o capacete: conheça e pratique

Publicado por Hipervarejo em

Sem dúvidas, o capacete é o principal item de segurança para os pilotos de moto. Em um acidente, é ele que protege a cabeça de sérias lesões. Mas como todo item de segurança automotivo, ele precisa estar em perfeito estado para funcionar bem e oferecer segurança.

Para manter o seu acessório em perfeito estado, é necessário uma série de cuidados com o capacete. Pensando nisso, que preparamos algumas dicas para você manter seu capacete novinho e bem conservado.

Capacete de Moto | Imagem: Via Google

Para começar, é necessário fazer a limpeza com frequência. O interior do capacete pode acumular facilmente ácaros e diversas bactérias devido à umidade e ao calor, o que pode trazer riscos à saúde, como por exemplo as doenças de pele ou respiratórias. E se você usa o capacete todos os dias é importante limpá-lo pelo menos uma vez por semana e se possível, evitar emprestá-lo.

Mas as dicas de cuidados com o capacete não param por aí. Cada parte deste acessório, requer um modo de limpeza, que vamos te explicar agora. Fique ligado com a gente!

Comece a limpeza pela parte externa

Você sabia que a parte externa do seu capacete tem o acabamento igual a de um carro? Pois é! Por isso, é recomendado que você utilize só um pano, água e sabão neutro.

Não utilize produtos de limpeza que tenha ingredientes à base de petróleo como o removedor, pois esses produtos têm um poder muito abrasivo podendo corroer e manchar o capacete, tirando toda a proteção que ele oferece.

Outra dica importante para os cuidados com o capacete é polir a viseira e aplicar cera no casco, para manter a durabilidade e a estética do acessório. Para limpar a viseira, é aconselhável que você utilize um pano macio para evitar arranhões.

Limpe também por dentro

Você não pode esquecer de limpar também a parte interna do seu capacete, para livrá-lo de bactérias que trazem risco à saúde.

Muitos capacetes possuem o forro removível, que possibilita a lavagem do acessório. Você pode lavar utilizando água e sabão sem esfregar com muita força e após a limpeza, coloque para secar em um lugar ventilado.

Cuidados com o Capacete | Imagem Via: Google

Mas se o seu capacete não possui o forro removível, você pode umedecer um pano com água e sabão neutro e aplicar nas partes internas do capacete. Após a limpeza, basta colocar para secar em um lugar arejado e livre dos raios solares. Assim seu capacete ficará limpinho e livre de bactérias!

Outra dica valiosa para os cuidados com o capacete, é limpar as partes emborrachadas dele. É isso mesmo? Sim! Basta aplicar algumas gotinhas de silicone líquido. É importante sempre lubrificar as borrachas do capacete, para manter a parte interna isolada e ajudar a selar a viseira de modo correto para que evite a entrada de pó, objetos soltos na estrada e até mesmo insetos.

Guarde o capacete em local adequado

Após a limpeza do capacete, certifique se ele está totalmente seco. Guardar o capacete molhado ou úmido, inclusive de suor, pode causar mofo ou deformação da espuma.

O capacete deve ser guardado em um local plano, seco, arejado e com temperatura amena, ou seja, nunca deixe o seu capacete no calor ou no frio. Sol nem pensar! Pois a exposição à altas temperaturas podem corromper a eficácia do capacete. Uma dica legal é colocá-lo em um suporte, pendurado na parede.

Além de todas essas dicas de limpeza e cuidados com o capacete, é importante ficar atento a data de validade. Sim, capacetes tem data de validade! Para descobrir o prazo do seu, tente encontrar uma etiqueta de fabricação parecida com aquelas que vem nas roupas na parte de dentro e lá estará o que você procura. Normalmente o prazo de validade é de três anos.

E se você olhou a etiqueta do seu capacete e ele está dentro da validade, ótimo! Porém é bom estar atento a outros sinais que podem indicar que você deve trocar seu capacete, por exemplo a falta de selo do Inmetro, espumas muito baixas e qualquer fissura.

Mas se você estiver precisando trocar seu capacete, acesse a Hipervarejo! Lá você encontra capacetes fechados, femininos e de qualidade.

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos! E se tiver qualquer dúvida, estamos à disposição para esclarecer.

Tem curiosidade para saber qual melhor veículo para trabalhar na Uber? Acesse nosso último post e tire todas as suas dúvidas.

Até a próxima semana!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Carla · 21 de novembro de 2020 às 11:48

Amei o post 🙂

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.