Cubo de roda: dicas de manutenção

Publicado por Hipervarejo em

Você sabia, que o cubo de roda é uma peça fundamental para movimentação do seu veículo?

Ele é o suporte para o disco de freio e é responsável em transmitir o torque das juntas homocinéticas para as rodas.

É uma parte do seu carro que merece atenção redobrada, pois a falta de manutenção ou troca quando necessário, pode causar o travamento ou até mesmo soltar as rodas do seu veículo.

É importante dizer que existem cubos de rodas específicos para diversos modelos de veículos e, por isso, contar com uma loja que ofereça variedades nesta categoria é fundamental.

Cubo de roda
Cubo de roda. Via: Fremax

E para garantir a sua segurança no trânsito e a vida útil dos cubos de rodas do seu veículo, vamos listar algumas dicas:

– Em todas as revisões na suspensão (geralmente a cada 20 mil quilômetros), é recomendado a análise de possíveis folgas, ruídos e fazer lubrificação com a graxa adequada para evitar aquecimento, desgaste prematuro e manutenção precoce nos cubos de roda.

– É recomendável substituir a peça toda vez que seu funcionamento apresentar qualquer irregularidade. Também troque o cubo de roda, caso o alojamento esteja danificado (ovalado ou empenado).

– Para cubos blindados, deve-se trocar o conjunto completo: cubo e rolamento.

– Utilizar pneus de medidas originais de fábrica no seu veículo e não exceder o volume de carga transportado, são fatores que contribuem para o menor desgaste do cubo de roda.

– Fique atento a problemas no rolamento, barulhos de atrito com peças metálicas vindos da roda, são sinais de que deve procurar um mecânico e trocar a peça rapidamente. Pois se o rolamento quebrar dentro do cubo quando o carro estiver em movimento, as rodas podem travar e você perder a direção do veículo.

– Evitar o torque excessivo da porca que fixa o cubo ao eixo, pois isso causa o superaquecimento dos rolamentos e consequentemente o desgaste prematuro e quebra do conjunto.

– Evite pancadas fortes das rodas em buracos e meio-fio, pois isso danifica o cubo de roda.

– Trafegar por regiões alagadas pode gerar infiltração na peça, e causar oxidação dos componentes internos da roda, prejudicando a lubrificação do rolamento e consequentemente o desgaste mais rápido do cubo de roda.

Mas a principal dica do dia é, faça a manutenção preventiva do cubo de roda. Assim você evita problemas, aumenta a vida útil da peça que geralmente são 70 mil quilômetros e garante uma maior segurança no trânsito para você e sua família.

Na Hipervarejo você encontra mais de 300 modelos de cubo de roda das marcas Fremax e IRB, para automóveis de porte leve, pesado ou utilitário.

Clique aqui e encontre a peça ideal para o seu veículo.

E não deixe de conferir dicas sobre sistema de freio no nosso post clicando aqui!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.