Conheça os riscos de instalar amortecedores recondicionados

Publicado por Hipervarejo em

O barato sai caro! Esse ditado se faz presente no nosso dia a dia e se encaixa perfeitamente em diversas ocasiões. Na compra de autopeças não é diferente, principalmente aquelas que envolvem segurança, sendo necessário investir em peças de procedência confiável.

Uma peça que interfere na segurança é o amortecedor. Dá para perceber sua função no conforto que ele proporciona aos passageiros, já que amortece os impactos na estrada. Mas além disso, ele mantém os pneus firmes no solo, distribuindo o peso do veículo sobre cada roda durante as rodagens, facilitando frenagem e aceleração, permitindo que o motorista tenha controle do veículo.

Percebeu a importância do amortecedor? Pois é, muitas pessoas comercializam essa peça recondicionada. Não sabe o que é? Vou explicar!

Os amortecedores recondicionados são peças usadas que passam por um processo estético, onde é lavado, repintado e aplicado um fluído que não deve ser usado em amortecedor. Após todo esse processo, essas peças são vendidas livremente por um preço mais em conta.

Mas o que parece inofensivo e uma ótima oportunidade de economizar dinheiro, pode trazer sérios prejuízos. Isso porque o amortecedor recondicionado já foi utilizado por outro veículo, e pode causar acidentes após sua instalação.

Mas você sabe identificar se foi enganado na hora da compra? Fique atento a essas dicas:

Marcas de óleo no chão;

Pneus se desgastando mais rapidamente que o de costume;

Sentir a direção desalinhada;

Falta de estabilidade do veículo;

Quando o carro demora a responder o acionamento do freio.

O ideal é comprar essas peças em lojas autorizadas, que vem com certificação e garantia. Se for utilizar do mecânico, vá em um de confiança ou verifique se a peça é nova. A troca dos amortecedores deve ser feita de acordo com a indicação do fabricante, ou quando você notar dificuldades durante as rodagens. Outra dica é realizar a manutenção a cada 10 mil km rodados, dessa forma é possível identificar problemas que muitas vezes não dão indícios.

Categorias: Segurança

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.