Como escolher o Pneu ideal para sua moto.

Publicado por Hipervarejo em

Os pneus, obviamente, são partes importantes de uma moto, isso porque, como eles ficam em contato direto com a pista, são grandes responsáveis pela estabilidade da moto. Separamos dicas para te ajudar a escolher o modelo ideal de pneu pra sua motocicleta.

Tipo de Roda

A primeira coisa que você precisa saber pra escolher o melhor pneu é qual é o tipo de roda da sua moto. Existem praticamente dois tipos: as raiadas e as de liga leve. As raiadas são as mais comuns, formadas por três peças básicas: aro, cubo e raios. Já as rodas de liga leve têm o aro e os raios construídos como uma parte única, geralmente de alumínio.

As rodas de liga leve não precisam de pneu com câmara de ar, o que é uma vantagem, mas ela pode entortar com mais facilidade em estradas ruins e com muitos buracos. Já as rodas raiadas aguentam mais os impactos do dia a dia, porém o pneu precisa de uma câmara de ar.

Pneu com ou sem câmara

O pneu costuma perder pressão com o uso, mas  se o pneu da sua moto é sem câmara, isso vai acontecer lentamente. Assim, a duração entre uma calibragem e outra é maior. Além disso, se o pneu próprio pra ser usado sem câmara furar, a perda de ar também vai ser mais lenta. Já os pneus com câmara, quando furam esvazia bem mais rápido.

Caso perceba um prego ou algum outro objeto espetado no pneu sem câmara não tire antes de chegar no borracheiro. Nesse caso o prego serve como tampa do buraco e, enquanto ele tá ali, não vai escapar tanto ar.

Tipos de Pneus

São basicamente 6 modelos de pneus diferentes, cada um pra uma situação. Escolha o que mais tem a ver com o uso que você faz da motocicleta no dia a dia.

  • Os pneus de competição, também conhecidos como Race, são usados nos principais campeonatos de motocicletas. E tem vários detalhes que vale a pena levar em conta se for escolher um desses. Tem pneu pra pista seca ou molhada e com borracha macia, intermediária ou dura. Mas como esse modelo dura pouco, não é indicado pra você usar no dia a dia.
  • Já os pneus de Desporto podem vir em algumas motos de perfil mais esportivo. Este pneu também serve pra disputas, mesmo não sendo o modelo ideal pra isso como os de competição. É a opção ideal pra quem usa a moto só pra passeios, até porque gasta bem rápido também.
  • Para quem faz da moto o meio de transporte no dia a dia, o ideal é um pneu touring. Ele dura bastante e pode ser usado em pista seca e molhada. É uma ótima opção até pra quem gosta de viajar! Só não é ideal pra quem anda muito rápido.
  • Tem também os pneus desporto-touring, que é um meio termo entre os dois citados. Se você gosta de participar de circuitos de corrida de vez em quando, é uma boa opção!
  • Se você costuma andar em pistas de terra, mas não quer investir num pneu especial só pra isso, aposte num modelo misto, também conhecido como Trail. Ele dura bastante e tem boa estabilidade em qualquer terreno.
  • Por fim, pra quem gosta de disputas de motocross, tem o pneu de todo terreno, conhecido como TT.
Tamanho do pneu

Assim como os pneus de carro, os de moto também podem ser de tamanhos variados. Cada modelo de motocicleta usa um ideal e isso é definido pela própria fabricante dela, de acordo com vários detalhes.

Por isso, trocar os pneus da sua moto por outros de uma medida que não é a recomendada pelo fabricante pode atrapalhar bastante a direção no dia a dia e pode aumentar o consumo de combustível, além disso essa mudança aumenta as chances de acidentes!

Investir em pneus de qualidade é cuidar da sua segurança e diminuir a dor de cabeça a longo prazo. Com Pneus Technic você roda mais e melhor, pois é a primeira em tecnologia e respeito ao cliente. Aproveite as ofertas de Technic no site do Hipervarejo clicando aqui.

Fonte: Magazine Luiza/Portal da Lu

Categorias: Saiba Mais

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

2 comentários

Tirso Pneus · 21 de julho de 2022 às 05:25

Na hora de escolher os pneus pela moto, é essencial saber o uso que vai fazer do veículo, já que pode ser perigoso usar uns pneus de circuito na estrada, por exemplo. Uma guia muito completa sobre este tema.

Ellef Moto Peças · 10 de agosto de 2023 às 22:15

Realmente a escolha do pneu certo para moto faz toda diferença na hora da pilotagem!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.