Carros Mais Odiados no Brasil

Existem carros que se tornaram clássicos no nosso país. Comparando a Seleção Brasileira, modelos como Gol, Opala e Fusca são tão clássicos quanto os jogadores do Penta. 

Mas nem tudo são flores! Alguns modelos são tão odiados pelos donos, quanto pelos mecânicos, e pela baixa rentabilidade, também são odiados pela própria montadora. 

Seja pelo alto custo de manutenção, peças difíceis de encontrar, sistemas completamente diferentes de outros modelos similares pelo baixo desempenho ou mesmo pelo design, estes modelos são pesadelos para seus donos e motivo de chacota para todo o resto da humanidade. 

Confira agora a lista de modelos mais odiados e fique atento para não cair na cilada do carro bonito com motor ruim. 

Marea 

Claro que toda lista de modelos odiados tem que começar com o Fiat Marea. Este se tornou um clássico dos carros ruins. 

Lançado em 1998, era considerado moderno para a época, com seu motor 2.0. Moderno até demais, a mecânica era muito complexa para a época, exigindo conhecimento técnico e ferramentas especificas. Além disso o conjunto motriz vindo da Itália aumentava os preços de algumas peças. 

Também é preciso considerar o mercado, já que nos anos seguintes o mercado recebeu uma enxurrada de novos sedãs, com motores menos complexos. 

Symbol 

Com motores 1.6 de 8 ou 16 válvulas equiparam o Renault Symbol a qualquer outro modelo da montadora. Este carro não apresenta nada de diferente dos outros modelos da montadora, e este foi o erro fatal. 

O Symbol não passava de uma versão sedã do Clio, modelo que já estava saturado no mercado, e ainda mantinha falhas do modelo original, como a falta de espaço nos bancos traseiros. 

A última pá de terra foi dada com o lançamento do Logan, sedã mais espaçoso e mais barato. O Symbol foi produzido somente de 2009 a 2013 e é até hoje um dos maiores fracassos da Renault. 

Hoggar 

Além da lista de odiados, este com certeza deveria estar em uma lista de carros mais feios da história. 

Esta bela aberração nada mais é do que uma tentativa da Peugeot de transformar seu 207 em uma picape. Do modelo original o Hoggar herdou também a suspensão fraca. Se isso já é ruim na linha 207, em uma linha carga isso é ainda mais temido. 

Freemont 

Diferente dos modelos citados acima, este aqui é bem bonito. O problema é o desempenho. 

O modelo foi criado como um primo pobre do Dodge Journey. O modelo da Fiat conta com 4 marcas e uma performance fraca. São 172 cv a 6.000 RPM. 

Xantia 

Nesta lista poderiam estar quase todos os modelos da Citroen, mas nenhum deles supera o fracasso que foi o Xantia. 

Como a maioria dos carros da montadora, este é bem equipado, com bom acabamento, mas seus componentes eram sofisticados demais para a época, tornando a manutenção um pesadelo, tanto para os mecânicos, quanto para os proprietários. 

Tiida 

A versão hatch, importada do México não foi nenhuma maravilha, mas o odiado mesmo é o sedã. 

Apesar de um espaço interno razoável e um desempenho OK, o modelo não agradou os compradores por conta do design estranho da traseira. 

O modelo continua sendo comercializado no exterior, mas a importação para o Brasil foi interrompida por conta da baixa aceitação. 

Celer 

Na verdade, a maioria dos modelos da Chery deveriam estar nesta lista. Vários carros da montadora estão entre os mais rejeitados pelos consumidores. 

O Celer foi o escolhido para representar a marca na nossa lista pois ele era a aposta da Chery na categoria popular. 

Além do fato da empresa ter iniciado na empresa as vésperas da pandemia, apostar em um hatch quando o mercado segue dando preferência aos SUVs não foi uma escolha inteligente. 

Após o Grupo Caoa adquirir a Chery no Brasil, o Celer passou por reformulações ficando mais parecido com um SUV e recebeu um novo nome: agora ele se chama Tiggo. 

Para citar todos os modelos odiados pelos mercados, esta lista certamente não teria fim. 

Vale lembrar que nem todos os modelos tiveram grandes defeitos. A maioria só não foi bem recepcionada pelo público, seja pelo design de gosto duvidoso ou pela similaridade com outros modelos, já consolidados no mercado. 

Qual modelo faltou na nossa lista? Comenta aqui se quiser uma parte dois. 

Publicar comentário