Carros híbridos no Brasil: os principais modelos disponíveis por aqui!

Publicado por Hipervarejo em

A tecnologia do mundo automotivo está sempre em constante evolução e se durante muito tempo um carro movido a eletricidade era sonho e coisa de filme de ficção científica, hoje isso já é palpável. Mas além dos modeles elétricos também já foram inventados os híbridos. E fique sabendo que os carros híbridos no Brasil já são uma realidade.

Os carros híbridos são uma excelente maneira de economizar dinheiro, afinal de contas, essa economia deixou de ser uma opção para tornar-se uma necessidade. Além disso, eles também contribuem para o meio ambiente, já que tem redução na emissão de poluentes e também de poluição sonora, pois são um veículo silencioso.

Se o carro híbrido ainda não for uma realidade para você, temos um post aqui no blog com algumas dicas que podem te ajudar a economizar combustível.

E aí, interessou pelos carros híbridos? Continue a leitura para saber mais sobre eles e conheça quais são os principais modelos de carros que usam essa tecnologia já comercializada em nosso país.

O que são carros híbridos?

Existem os carros comuns, que necessitam de combustíveis, gasolina, etanol e diesel para se locomover e também os modelos elétricos, que precisam ser recarregados na tomada para que o seu motor seja acionado. Podemos dizer que os carros híbridos são a junção entre esse dois tipos de automóveis.

Basicamente, os modelos híbridos tem dois motores, um que funciona por combustão, ou seja, precisa de combustível, e outro elétrico. Para que o carro seja mais econômico, os dois motores trabalham simultaneamente. O que faz com que os veículos híbridos sejam um bom investimento, em relação aos demais, é que eles gastam menos gasolina e também não precisam estar ligados a tomada para que funcionem.

Esse tipo de veículo tem um excelente desempenho, motor de alta potência e também autonomia, já que é capaz de rodar muito mais que um carro comum sem precisar parar para abastecer e sem ter que esperar que a bateria seja totalmente recarregada.

Mas se você acha que os veículos híbridos são invenção da atualidade, fique sabendo que a tecnologia foi inventada ainda no século XIX. Um tempo depois, em 1901 foi lançado o primeiro modelo de carro híbrido da história no salão de Paris, o modelo Sempre Vivus, criado por Ferdinand Porsche. Mesmo assim, foi só na década de 90 que o primeiro híbrido foi comercializado, o Toyota Prius.

Tipos de carros híbridos

Atualmente é possível encontrar no mercado três tipos de carros híbridos e o que os diferencia é justamente a maneira como o motor é utilizado em cada um.

  • Híbrido em série: é o modelo que chega mais próximo dos carros elétricos, já que o motor a combustão só é usado quando as baterias precisam ser carregadas. Elas alimentam o motor elétrico e fazem com que o carro saia do lugar;
  • Híbrido em paralelo: nesse modelo os dois motores funcionam em conjunto. Geralmente o motor elétrico atua na parte dianteira e o por combustão no eixo traseiro do carro;
  • Híbrido misto: esse é modelo mais comum de carro híbrido fabricado. A central eletrônica do veículo decide qual o motor será usado de acordo com a necessidade. Na grande maioria dos casos, é possível andar na cidade usando apenas o motor elétrico, economizando combustível.

Vantagens dos carros híbridos

Poder ter um carro com bom desempenho e ainda economizar com gasolina por si só já são ótimos motivos para investir em um modelo híbrido. Mas se você gostou dele, conheça outras vantagens:

Menor emissão de gases

Os veículos híbridos são considerados amigos do meio ambiente. Por conta do uso do motor elétrico, eles acabam sendo muito mais ecológicos que os automóveis comuns, justamente por emitir menos gases poluentes. Isso também é uma maneira de ajudar a diminuir os efeitos e impactos do efeito estufa.

Redução de poluição sonora

Outro excelente motivo para investir em um modelo híbrido está relacionado a redução da poluição sonora. Esse é um carro totalmente silencioso por conta dos propulsores elétricos que não produzem nenhum som quando estão em funcionamento.

Tecnologia KERS

Os modelos híbridos usam a mesma tecnologia dos carros de Fórmula 1, a tecnologia KERS. Graças a energia cinética gerada pelos veículos durante as freadas é possível recarregar o motor elétrico de maneira automática. Ou seja, durante o próprio uso o carro consegue se recarregar fazendo com que seja dispensado o uso de carregadores de tomada.

Modelos de carros híbridos disponíveis no Brasil

A boa notícia é que atualmente já é possível encontrar uma grande variedade de carros híbridos vendidos no Brasil. São várias as montadoras de veículos que estão investindo nessa tecnologia e possibilitando aos motoristas o poder de escolha, de acordo com as suas necessidades e gostos pessoais.

A única desvantagem é em relação ao preço, já que os híbridos tem um valor mais elevado que os carros comuns. Entretanto, por conta da economia de combustível, a longo prazo, esse modelo acaba sendo mais barato.

Conheça 2 opções de carros híbridos vendidos no Brasil:

Toyota Corolla Cross Altis Hybrid

Da nossa lista, o modelo Toyota Corolla Cross Altis Hybrid é o primeiro e único carro híbrido produzido no Brasil, na fábrica em Sorocaba (SP). O carro recarrega a bateria sozinho usando a bateria do motor a combustão e também das frenagens. O carro é a nova aposta da Corolla, que já conta com o Prius desde a década de 90.

No momento, o valor sugerido é de R$160.840,00, inclusive é a opção mais em conta disponível no mercado.

Ford Fusion Titanium Hybrid

O Ford Fusion Titanium Hybrid além de ser um carro econômico, também foi o primeiro a ser comercializado em nosso país, desde 2010. Ele conta com um sistema híbrido muito parecido com o seu concorrente, Toyota Prius. De acordo com as aferições do PBE ele faz 15,1 km/l na estrada e 16,8 km/l na cidade, o que é ótimo.

No momento, o valor sugeridos do modelo sedã é de R$182.990,00.

Além dos modelos híbridos que são uma excelente aposta, veja também a nossa lista com os 10 principais lançamentos de carros de 2021.

Os carros híbridos são uma boa aposta para quem busca economizar com combustível e também se preocupa com o meio ambiente. Mesmo que eles tenham um valor um pouco mais elevado, acabam sendo uma economia a longo prazo, em relação aos carros comuns.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre carros autônomos e a tecnologia do futuro.

Categorias: Curiosidades

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.