Tem quem só lembre dela antes de pegar uma estrada para uma viagem. Mas a calibragem dos pneus deve ser verificada semanalmente para mantê-los em bom estado por mais tempo. Pneus mal calibrados, além de ser um risco à sua vida, são um risco ao seu bolso. Isso mesmo! Se você anda com eles descalibrados constantemente, perde aproximadamente 8.500km de vida útil de cada um – além dos gastos adicionais de gasolina.

“Então, é só ir calibrar semanalmente e colocar 30 libras em cada pneu, certo?”

Não! O período está certo, mas a pressão pode não estar. Cada carro possui a pressão correta seus pneus.

homem calibrando os pneus

Qual a pressão certa dos pneus do carro?

A calibragem costuma variar de acordo com o eixo em que o pneu está, com o pneu usado e com o peso do carro (se estiver com o bagageiro cheio, a pressão é outra, por exemplo). E, como dito antes, cada carro tem a pressão correta. A montadora deve informar aos motoristas. A maioria dos carros tem um adesivo nas portas (só visível quando abertas), na tampa do tanque de combustível ou no para-sol.  No caso do seu carro não ter em nenhum desses locais, confira no manual do veículo. Sempre vai estar lá!

Se não conseguir as informações no manual do seu carro ou se perder o manual, cheque o aro da sua roda (costuma estar gravado no pneu) e cheque as libras: pneus aro 13 costumam usar 26 a 27 lb; aro 14, 28 a 30 lb; e aro 15, 29 a 30 lb. 

Às vezes ficar olhando essas tabelas pode dar uma preguiça, né? Pode ficar sossegado! Atualmente, estão sendo desenvolvidos aplicativos para falar a hora de calibrar e quantas libras devem ser usadas. 

Quando deve ser conferida a pressão dos pneus mesmo?

O mais aconselhado é que esse ritual aconteça semanalmente e com os pneus frios. Mas, se não puder, tente fazer de 15 em 15 dias e antes de pegar a estrada (viajar). E, na Play Store, aplicativos – como o Clube do Automóvel – registram quando foi a última vez que calibrou, ajudando a lembrar quando calibrar novamente.

Gostou das dicas? Deixa ai nos comentários qual foi a última vez que você fez a calibragem dos pneus!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *