Calço Hidráulico: Por que ocorre? Como resolver? Saiba evitar!

Publicado por Hipervarejo em

A saúde das peças do carro é algo que todo motorista preza, visando sempre rodar com segurança, tranquilidade e conforto dentro da cidade ou nas estradas. Em dias mais chuvosos, existem diversos fatores que precisam de atenção para evitar problemas que afetem a saúde de seu carro e principalmente sua segurança.

O calço hidráulico é a entrada de água ou ingressão de combustível dentro da câmara de combustão. Esse é um dos maiores riscos e medos de todo motorista em épocas de alagamentos, que podem surgir de repente enquanto você estiver sobre as vias e impedir seu tráfego com segurança.

Quando o calço hidráulico ocorre, a água invade todo o sistema interno do motor, impossibilitando seu funcionamento quase que de forma imediata. Se você já passou por essa situação e quer entender melhor o que está havendo com seu veículo, continue a leitura e entenda tudo!

O que é o calço hidráulico?

O calço hidráulico é o dano causado ao motor do veículo devido a entrada de água em seus componentes. A presença da água paralisa a mobilidade dos pistões nos cilindros do motor, o que impossibilita a compressão da união entre o combustível do veículo e do ar.

Como o motor fica na parte frontal do veículo, a primeira peça a ser atingida pela água é a câmara de combustão, uma vez que passa pelo filtro de ar e pelo mecanismo do carburador ou injeção do carro. Quando isso acontece, o carro já começa a apresentar os primeiro sintomas de anomalia.

Os danos podem variar de acordo com a velocidade no momento em que o problema acontece, caso você esteja em marchas e velocidades mais baixas, o motor irá parar de funcionar imediatamente, com danos menores. Por outro lado, se o veículo estiver em alta velocidade, há grandes chances do bloco de motor ou das bielas serem empenadas ou partidas.

E não para por aí, várias outras peças do veículo são atingidas devido ao enfreamento súbito de todas as peças, como virabrequim, cárter e bronzinas. Já viu que este problema pode resultar em muita dor de cabeça, não é? Por isso, a melhor saída é evitar alagamentos e enchentes quando possível.

Leia também:

Por que o calço hidráulico acontece?

A principal causa do calço hidráulico é devido à entrada de água no motor em dias chuvosos, como trazemos aqui. No entanto, não é só esse fator que pode influenciar esse problema, uma vez que outros líquidos presentes nas peças que citamos do carro também podem causar o problema. Confira abaixo alguns fatores que também podem provocar esse dano em seu veículo e te impedir de circular com ele.

Combustível

Não é apenas a água que pode causar o problema no motor. Como o combustível é essencial para o bom funcionamento do veículo e precisa estar sempre presente, as peças que o envolvem precisam estar com qualidade e manutenção em dia para evitar qualquer infiltramento.

A presença de combustível em canais específicos do motor também podem causar o calço hidráulico e fazem com que o carro pare de funcionar. O problema acontece devido aos bicos injetores que podem travar abertos fazendo com que o combustível seja esguichado ao compartimento de combustão.

Como o cilindro estará repleto de combustível, a ação do pistão para comprimir o ar e o combustível é ineficaz, resultando em um travamento dos pistões.

Junta do cabeçote

A junta do cabeçote possui a função de separar o acesso de água e do óleo do motor nas câmaras de combustão dos cilindros. Ela fica posicionada entre o cabeçote e o bloco e quando sua estrutura está danificada a passagem de água no cilindro fica mais fácil pois a vedação da peça é perdida.

Com o tempo a peça vai perdendo sua eficácia, assim, é necessária sua substituição. Nesses casos, a melhor escolha é levar o veículo a alguma oficina de confiança para realizar o processo. Caso ocorra o calço hidráulico devido à junta do cabeçote, o pistão é paralisado e a biela é danificada, mas outras peças também podem ser atingidas.

O que fazer para resolver o problema?

Se você se viu em uma situação em que possui a certeza de que seu motor está passando por um calço hidráulico, o melhor a ser feito é desligar o veículo, caso ele ainda não tenha parado. Além disso, não tente forçá-lo a ligar novamente a menos que você tenha certeza que o motor está livre da infiltração, caso contrário, pode provocar ainda mais danos ao veículo.

Caso você tenha uma certa experiência com mecânica e peças de seu veículo, pode tentar remover a vela e dar partida para expelir o líquido acumulado. Se o travamento for em um dos bicos injetores, todos devem ser removidos para manutenção, com limpeza ou até mesmo substituição.

Se você não possui conhecimento suficiente para manusear o seu carro, o ideal é levá-lo a uma oficina de confiança para cuidar do motor do veículo e evitar danos ainda maiores às outras peças. Assim, você tem certeza de que está lidando com um profissional qualificado e que conseguirá fazer seu carro voltar a circular novamente com segurança e qualidade.

Práticas para evitar que o calço hidráulico ocorra novamente

Se você passou pelo incidente de um calço hidráulico, não se culpe, problemas acontecem e o melhor a se fazer é tomar alguns cuidados a partir de agora. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para evitar esse problema e manter a saúde de seu carro sempre ao máximo.

Evite enchentes

As enchentes e alagamentos podem surgir quando se menos espera e pegar a todos de surpresa. Portanto, a melhor forma de evitá-las é ficar sempre atento às previsões climáticas para evitar usar o veículo quando os índices de chuva forem muito altos. A recomendação é nunca passar por lugares em que a água está ultrapassando a marca de metade da roda do veículo.

Atenção à velocidade e segurança

Se a enchente for inevitável, é importante evitar altas velocidades com o uso de marchas maiores e prezar por andar em uma velocidade relativamente lenta, com o uso da 1ª ou 2ª marcha. Você também precisa manter uma distância segura dos carros ao seu redor, caso exista algum.

A aceleração pode ajudar

Manter o pé no acelerador pode ser uma ótima medida para forçar os gases do escapamento e não deixar a água alcançar o motor. Portanto, vá acelerando levemente e evite trocas de marcha. Se você sentiu que a água já invadiu o motor e o carro parou, evite forçá-lo como mencionamos mais acima, procure um mecânico o quanto antes, levando seu carro com o auxílio de um guincho.

Ninguém deseja passar por situações como essa, mas sabendo que elas podem acontecer, separamos este post para ajudar com o assunto. O que você achou desse post? Esperamos que tenha sido esclarecedor quanto a todas as suas possíveis dúvidas.

E já que estamos falando de motor automotivo, aproveite para ler nosso post com dicas para o motor do carro durar mais e aumentar a vida útil de seu veículo.

Até a próxima no Blog da Hiper Garagem, maior Blog especializado em assuntos automobilísticos!

Categorias: Segurança

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.