Bico injetor: trocar ou limpar?

Publicado por Hipervarejo em

A válvula injetora de combustível, mais conhecida como bico injetor, é fundamental no sistema de injeção eletrônica para que o carro tenha eficiência tanto em economia, quanto em desempenho.

O bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão, através de pulsos elétricos comandados pela ECU, mais conhecida como módulo de injeção.

Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema nos bicos injetores.

Esse tipo de problema costuma ser o entupimento do bico injetor, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível, tornando a compressão não eficiente, perdendo potência e forçando o motor a gastar mais combustível através dos outros cilindros.

Filtro de combustível

É o maior responsável por evitar que o bico injetor seja obstruído. Como o nome sugere o filtro de combustível tem a função de filtrar o combustível, para evitar que impurezas passem para o bico injetor.

Fazendo a troca do filtro de combustível periodicamente, evita-se que impurezas passem pelo filtro, mantendo o bico injetor limpo e protegido.

 

Combustível tem validade

O combustível que utilizamos, seja o álcool ou a gasolina, eles acompanham resíduos devido a transporte e troca de armazenagem.

Além disso, o combustível possui data de validade. Quando o combustível está armazenado nas bombas e reservatórios, ele tem menos contato com oxigênio, fazendo com que ele demore mais para oxidar, tendo uma validade de aproximadamente seis meses.

Quando esse mesmo combustível vai para o veículo, o contato com o oxigênio e o calor faz a validade cair drasticamente para uma média de dois meses.

Esse combustível quando passa da validade, ele se torna mais denso, o que faz com que o combustível seja mais difícil de ser pulverizado, podendo causar o entupimento parcial do bico injetor.

Como evitar problemas com os bicos injetores

Primeiro é essencial que o filtro de combustível seja substituído a cada 10.000 km, para evitar que a eficiência do filtro venha a permitir a passagem de impurezas do tanque e do combustível.

É interessante também, caso o veículo seja utilizado com pouca frequência, usar combustível aditivado, pois esse combustível tem maior validade que o combustível comum, além de prevenir que as “gomas” de combustível se formem no veículo, diminuindo as chances de ocorrer obstrução dos bicos injetores.

Não vamos entrar muito a fundo sobre a limpeza de bico de injeção, pois não é algo que evita problemas, mas sim uma alternativa, usada em ultimo caso, em algumas ocasiões em que a válvula não foi condenada.

Combustível de alta octanagem VS Combustível Aditivado

Combustíveis de alta octanagem são bons para veículos de alto desempenho, não confunda alta octanagem com aditivo.

Os combustíveis de alta octanagem não fazem muita diferença em carros populares, pelo fato da principal função da alta octanagem suportar maiores taxas de compressão, sendo assim aproveitando melhor a combustão do veículo.

Como carros populares não possuem taxas altas de compressão, o combustível não faria muita diferença.

O combustível aditivado é a melhor opção para evitar que os bicos venham a entupir, pois os aditivos impedem que haja carbonização por onde o combustível passa.

Fonte: https://blog.mixauto.com.br


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1 comentário

Marcos · 14 de julho de 2022 às 06:13

Parem de propagar o mito de que gasolina de alta octanagem não faz diferença em “populares”, a questão é técnica e não perceptiva. Na própria matéria é informado corretamente que – “…pelo fato da principal função da alta octanagem suportar maiores taxas de compressão.”, logo o resultado obtido será o mesmo se usarmos gasolina de alta octanagem em um Ferrari Berlinetta ou no Gol 1.0 Flex 2010, se dúvida, compare as taxas de compressão de ambos os motores, o V12 da Ferrari possui taxa de compressão de 13,5:1, já nosso golzinho possui taxa de compressão de 13,0:1. Com essa taxa de compressão podemos afirma que o motor 1.0 do Gol é um motor de alta performance, não importa se não possui 700cv, ou se não tem velocidade final de 300km/h, ou se não acelara de 0 à 100 em menos de 6s, a questão é técnica. Gasolinas de alta octanagem trazem muitos benefícios aos populares com motores super-taxados, principalmente no quesito vida útil.

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