Barulho ao pisar ou soltar a embreagem, o que pode ser?

Publicado por Hipervarejo em

A embreagem é uma parte do carro que é sujeita a fricção em uma base quase constante, o que significa que há muitas maneiras pelas quais ele pode se desgastar ou ficar danificada. Barulhos podem ser sinais desse desgaste ou outros problemas.

Se você suspeita que pode haver um problema com sua embreagem, há uma maneira fácil de determinar se é a questão da questão. Se você realizar os seguintes quatro passos sem ouvir nenhum ruído estranho, então você pode ter certeza de que a embreagem não é o problema do seu veículo.

Quando piso na embreagem faz um barulho? Entenda o sistema!

Embora as transmissões manuais tenham se tornado mais avançadas nas últimas décadas, elas ainda são mais fáceis de entender do que as automáticas. Um dos aspectos mais facilmente compreendidos aqui é como funciona a embreagem. É tudo sobre fricção e é bem parecido com a maneira como seus freios funcionam, também.

Quando você pressiona o pedal da embreagem, engata a embreagem para permitir que você mude as marchas. A embreagem pressiona contra o volante e o material de fricção na embreagem impede a transmissão de girar. Quando você solta o pedal, a embreagem se desengata e a transmissão é livre para girar com o motor.

O funcionamento da embreagem requer ter rolamentos de trabalho e isso aplica-se a ambos, pressionando o pedal e soltando o pedal. Existem vários rolamentos aqui também que podem desgastar com o tempo.

Barulho ao pisar na embreagem ou soltar: o diagnóstico

Ligue a ignição, certifique-se de que o freio de mão está ligado e coloque o carro em ponto morto.

Com o motor ligado, mas sem pressionar o acelerador ou o pedal da embreagem, escute um ruído que soa como um grunhido baixo. Se você não ouvir nada, continue para o próximo passo. Se você ouvir um grunhido, provavelmente você terá um problema com a transmissão na sua embreagem. Se você não sabe como consertar isso você mesmo, você deve levar seu veículo para um mecânico e deixá-los saber exatamente quando você ouve o barulho.

Não coloque o carro em marcha, mas pressione o pedal da embreagem parcialmente e escute os ruídos que faz. Se você não ouvir nada, vá para o próximo passo. Se você ouvir um ruído agudo enquanto pressiona o pedal, então você sabe que tem um problema com a sua embreagem. Esse tipo de ruído geralmente está associado a problemas com a liberação da embreagem ou os rolamentos.

Pressione o pedal da embreagem até o final. Mais uma vez, ouça os sons incomuns que vem do carro. Se começar a fazer um ruído de grito, é muito provável que você tenha um problema com o rolamento ou a bucha.

Se você não ouvir ruídos durante nenhum desses testes, provavelmente você não terá um problema com a embreagem. Se você está preocupado com o desempenho do seu carro, então você deve levá-lo para um mecânico e obter um profissional para descobrir o que o problema pode ser. Se, em qualquer ponto, quando estiver dirigindo, você sente que a embreagem escorrega, patina ou agarra, então isso pode ser um sinal de que toda a embreagem se desgastou e que você precisará substituir tudo.

Se você ouvir qualquer um dos ruídos mencionados acima, vale a pena fazer uma nota de exatamente qual tipo de ruído você pode ouvir e precisamente quando acontece. Isso pode permitir que você apenas substitua a parte exata da embreagem que está danificada, o que será muito mais barato do que ter que substituir o todo.

Barulho ao tirar o pé da embreagem ou pisar: as causas comuns

As causas mais comuns dos barulhos acima descritos são os seguintes:

  • Rolamento desgastado
    Se você notar o ruído da sua embreagem quando solta o pedal, as chances são boas de que o rolamento está falhando e precisará ser substituído.
  • Rolamento Piloto
    Se você notar ruído quando pressiona o pedal da embreagem, o culpado mais provável é o rolamento piloto, que precisará ser substituído.
  • Rolamento de liberação
    Outra possível causa de ruído ao pressionar o pedal da embreagem é o rolamento de liberação. Se estiver fazendo barulho, o rolamento está falhando e precisará ser substituído.
  • Embreagem desgastada
    Também é possível que a própria embreagem esteja desgastada e precisará ser substituída. Estes são componentes de alto desgaste e precisam ser substituídos regularmente. No entanto, a frequência de substituição dependerá do seu estilo e hábitos de condução. Ao substituir a embreagem, também pode ser necessário que o volante seja substituído.
  • Rolamento de entrada desgastado
    Se o ruído ocorrer quando o carro está em ponto morto e você não está usando a embreagem, a causa mais provável é o rolamento de entrada, que está localizado dentro da transmissão.

Quão importante é o reparo da embreagem?

Se a sua embreagem estiver fazendo barulho durante o uso, é mais do que apenas um problema. É um sinal de que há algo está muito errado. Os problemas mais comuns para se adequarem a esses sintomas são os rolamentos, mas uma embreagem desgastada também pode causar problemas semelhantes. Um mecânico profissional pode determinar a verdadeira causa do seu problema e reparar sua embreagem para que você possa voltar na estrada e desfrutar de paz mental.

Aproveite as dicas para fazer sua embreagem durar, e quando precisar de Kit  de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.

Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk

Fonte: https://www.carrodegaragem.com

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.