Amortecedor: você sabe qual a sua função?

Publicado por Hipervarejo em

Se na sua opinião segurança e conforto são itens de prioridade para trafegar com seu veículo, está de parabéns e merece nossos aplausos. Pode parecer brincadeira, mas quando falamos sobre amortecedor, segurança e conforto são as principais coisas que a peça proporciona ao veículo.

Continuando com as palavras segurança e conforto em mente que iremos te apresentar algumas características do amortecedor e a melhor marca da peça, que está bombando atualmente no mercado.

Fica aí ligado com a gente!

Para que serve um amortecedor?

O amortecedor é a peça principal do sistema de suspensão do veículo, e ela fica localizada entre o chassi do carro e as rodas. A parte superior do amortecedor se fixa ao chassi, enquanto a parte inferior se fixa ao eixo, ficando próxima à roda.

A função do amortecedor é manter a estabilidade do carro e absorver as irregularidades das estradas.

amortecedor

Amortecedor | Imagem Via: Google

Podemos dizer que os amortecedores são os responsáveis por manter o contato dos pneus com o solo, uma vez que eles fazem a ligação entre as rodas e o chassi. Eles também controlam os movimentos de abertura e fechamento das molas. Lembra da segurança e do conforto? Os amortecedores também proporcionam segurança, conforto e estabilidade ao veículo.

Como ele funciona dentro do automóvel?

Para proporcionar segurança e conforto e permitir que você dirija com tranquilidade em vias com mais buracos, o amortecedor funciona de maneira considerada simples.

Os amortecedores possuem um formato cilíndrico, muito parecido com uma haste. A peça é dividida em quatro partes, sendo a primeira os suportes de encaixes fixos. O primeiro suporte fica no chassi do carro e o inferior embaixo da roda, fazendo uma ligação. E dentro do corpo do amortecedor, encontramos um pistão que se movimenta para cima ou para baixo conforme o movimento do veículo.

Já na parte inferior da haste do pistão, podemos encontrar pequenos orifícios que permitem a passagem do fluído hidráulico, e é por meio dele que uma movimentação é gerada absorvendo os impactos. E todo esse processo garante um trabalho mais suave da suspensão, que através da pressão exercida no interior do amortecedor influencia diretamente na direção deixando-a mais leve, menos rígida e confortável.

Todo o processo de funcionamento explicado acima acontece nos amortecedores hidráulicos. Nos carros mais antigos, conseguimos encontrar o modelo hidráulico, porém os veículos atuais já vêm com o modelo pressurizado. Mas que amortecedor é esse?

A diferença do modelo pressurizado para os hidráulicos é que há a substituição do oxigênio pelo nitrogênio. O amortecedor pressurizado é injetado sob pressão, diferente dos convencionais que são equipados com o fluído hidráulico e oxigênio.

Como identificar os sintomas de uma peça com defeito?

Existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar problemas no amortecedor. Carro “puxando” para alguns dos lados dependendo da direção do vento e vibração do volante mesmo que o veículo esteja trafegando em linha reta pode ser um problema, precisando que o seu carro pare imediatamente em uma oficina mecânica para revisão.

Um outro sinal que você deve ficar em alerta é quando o óleo começa a vazar. Esse é um indício de que o amortecedor não está bom, e isso pode interferir em outras peças do seu automóvel.

É bom estar atento à presença de fluidos ou danos externos do seu carro, por exemplo em uma frenagem o pneu não receberá a pressão necessária do amortecedor para garantir a aderência com o chão, o que pode ser prejudicial e causar acidentes.

O ideal é que você faça uma revisão periódica do seu veículo, incluindo a checagem dos amortecedores. Outra dica valiosa é pedir ao mecânico que faça avaliações e testes específicos no sistema de suspensão do veículo e sempre troque a peça no momento certo, de acordo com o manual do fabricante.

Preciso trocar a minha peça, mas qual marca devo escolher?

Dentre algumas marcas de autopeças no mercado automotivo, a Monroe vem ganhando destaque pela alta qualidade e tecnologia.

A Monroe é uma marca centenária e a mais respeitada na indústria automotiva, e possuem um portfólio extenso de produtos e promoções que atendem os milhares de provedores de serviços e consumidores no mundo inteiro, que confiam na tecnologia e inovação que a marca traz em seus produtos.

No Hipervarejo você encontra os amortecedores da Monroe pelo melhor custo-benefício do mercado e com as melhores condições de pagamento. Acessa lá!

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e se tiver qualquer dúvida, é só comentar que iremos te responder rapidinho.

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.