Alinhamento e Balanceamento: o que é e quando fazer

Publicado por Hipervarejo em

Por mais indispensáveis que sejam aos veículos, alguns proprietários – além de ignorarem o alinhamento e o balanceamento – nem imaginam a função e a razão de realizar um alinhamento e um balanceamento. Ainda que sejam feitas as checagens nos períodos corretos, há alguns indícios da chegada da hora de procurar a manutenção. Mas você sabe o que é isso?

O que é alinhamento e balanceamento?

O alinhamento é o ajuste dos ângulos das rodas. Elas sempre devem estar perpendiculares ao solo (ângulo de 90º em relação ao chão) e paralelas entre si, o que evita um desnível entre os lados do veículo.

Já o balanceamento equilibra o conjunto pneu, roda e câmara por meio de contrapesos de chumbo. Ao fazer isso, a dirigibilidade e a estabilidade do veículo são otimizadas, prevenindo possíveis acidentes.

Existem dois tipos de desbalanceamentos. O estático, percebido próximo dos 60 km/h, provoca uma vibração no plano vertical, fazendo com que a roda “pule”; e o dinâmico, notado entre 70 km/h e 130 km/h, faz a roda oscilar para os lados.

Quando fazer o alinhamento e o balanceamento?

Deve-se passar no mecânico para fazer um alinhamento se você perceber:

  • um desgaste anormal ou desigual dos pneus;
  • trepidações das rodas dianteiras;
  • o volante duro;  
  • ou o carro inclinando para os lados em uma pista plana.

Agora, caso sinta vibrações no volante, perda de tração e estabilidade, desconforto ao dirigir, dificuldade em manter o carro na trajetória, ou desgaste dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção antes do tempo, provavelmente é hora de fazer um balanceamento.

Mas não se deve realizar essas manutenções apenas quando notar algum desses indícios. O alinhamento e o balanceamento devem ser feitos sempre que fizer o rodízio de pneus, qualquer reparo na câmara de ar, os pneus atingirem 10 mil quilômetros ou forem trocados por novos.

Vale lembrar que, com os pneus ficando gastos mais rapidamente, haverá mais gastos com a troca deles e com a gasolina. Cuide dos pneus, da sua vida, e do seu bolso!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.