A falta de regulagem dos faróis causa multa e provoca acidentes.

Publicado por Hipervarejo em

Faróis alinhados e regulados garantem boa visibilidade e segurança no trânsito, além disso, evita multas e penalizações. A regulagem de farol, as vezes é subestimada pelos motoristas, mas é um item relevante na revisão do carro. Os faróis desalinhados diminuem a visibilidade, contribuem para os acidentes de trânsito e colocam em risco a vida dos ocupantes dos carros e terceiros. Segundo estudos, ao anoitecer, a percepção do motorista cai 50% e dimensionar espaços, distâncias e velocidades fica mais difícil.

Com o passar dos anos tem se aumentado o número de acidentes  em rodovias federais, em razão de restrição da visibilidade.  Alguns desses acidentes poderiam ter sido evitados pela regulagem de farol.

Se os riscos de sofrer um acidente de trânsito por falta da regulagem de farol não são suficientes para o motorista, o Código de Trânsito Brasileiro coloca a obrigação:

Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro a agosto de 2018, 2.295 multas foram aplicadas no Brasil por transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor. O número é maior que todas as autuações emitidas em 2017 pela mesma razão (2.121).

A regulagem de farol pode salvar outro motorista

O ofuscamento da visão é um fator complicador quando falamos de acidentes de trânsito. Leva-se aproximadamente quatro segundos para voltar a visão à normalidade depois de cruzar um foco de luz de um farol desregulado numa via. Nesse pequeno período, caso o carro esteja a 100 km/h, o motorista já cruzou de 80 a 120 metros. Distância suficiente para uma colisão grave.

Quando um farol a sua frente ou mesmo através dos retrovisores emite um feixe de luz, ocorre uma contratura da pupila com objetivo de reduzir a quantidade desta luz que deve chegar à retina. Ao desaparecer subitamente o foco de luz, temos a escuridão e nessas condições a pupila tende a se dilatar com objetivo de permitir maior entrada de luz. Por isso a regulagem de farol e o cuidado no uso da luz alta são imprescindíveis para os motoristas.

Quando realizar a regulagem de farol

É recomendável fazer a regulagem de farol sempre que o automóvel tiver uma lâmpada substituída. Se o carro sofrer alguma alteração na suspensão, como rebaixamento, ou até quando o carro estiver muito pesado em uma viagem, deve-se checar o alinhamento das luzes.

E lembre-se que a Philips possui as melhores opções de lâmpadas, e você encontra no site do Hipervarejo clicando aqui.

Fonte: autopapo.com.br


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.