Conheça o motor do seu carro
Você sabe quais as principais partes do motor do seu carro? Os motores são repletos de estruturas e sistemas indispensáveis para o funcionamento do veículo. Cada um destes sistemas tem dezenas de peças.
Mas ao contrário do que parece, entender o funcionamento do motor e suas peças não é tão complexo. É fundamental que você conheça o funcionamento do motor do seu carro, pois afinal, caso alguma peça dê problema, você sabe exatamente o que precisa ser feito, e não corre o risco de ser enganado por um mau profissional.
Como funciona o motor de um carro?
No momento que você gira a chave, o combustível é enviado para os cilindros, nos cilindros, os pistões agem da mesma forma que êmbolos de uma seringa, por exemplo. As válvulas controlam a entrada de combustível vaporizado e de ar aspirado em quantias corretas.
Esta mistura é pressionada pelo pistão, o que gera uma explosão. Esta explosão empurra o pistão pra fora e faz o virabrequim girar.
Parece um processo longo, mas dura segundos. Em segundos seu carro já está pronto pra girar.
Conheça as principais partes do motor
Agora que você já sabe como o motor funciona, vamos apresentar, a seguir, quais são as suas principais peças!
Válvulas
As válvulas são componentes que se abrem na hora adequada a fim de deixar que combustível e ar entrem e saiam. É válido ressaltar que ambas as válvulas ficam fechadas no momento da compressão e a combustão de modo que a câmara de combustão fique vedada.
Vela de ignição
Já a vela de ignição é uma peça que concede a centelha que inflama a mistura de combustível e ar para que a combustão ocorra. A faísca deve ocorrer somente da hora adequada para que tudo funcione devidamente.
Pistão
O pistão, por sua vez, é uma peça cilíndrica de metal que tem como função se mover para baixo e para cima no interior do cilindro.
Os anéis de pistão têm como finalidade proporcionar uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e a borda interna do cilindro. Assim, podemos dizer que essa peça possui duas finalidades: manter o óleo no cárter e impedir o seu vazamento para a área de combustão e impedir que a mistura de combustível e ar escape da câmara de combustão e vaze para o cárter durante a combustão e a compressão.
A maior parte dos veículos que “queimam óleo” e exigem que um litro seja adicionado a cada poucos quilômetros rodados fazem isso porque o motor é antigo e os anéis de vedação não funcionam mais da maneira adequada.
Biela
A biela é uma haste que liga o pistão ao eixo. Na prática, ela pode girar em qualquer uma das extremidades de maneira que o seu ângulo se altere de acordo com os movimentos do pistão, rodando o eixo.
Virabrequim
O virabrequim é uma peça que altera o movimento do pistão para cima e para baixo em movimento circular, fazendo com que as rodas do veículo se movam por meio do movimento no eixo cardã.
Bloco do motor
O bloco do motor é o local em que se localizam os cilindros. Trata-se de uma peça robusta para que ela consiga aguentar as explosões e comportar os sistemas de lubrificação e de arrefecimento.
Cárter e filtro de óleo
O cárter tem como finalidade armazenar e resfriar o óleo que, por sua vez, consegue lubrificar os pistões e auxiliar no resfriamento do bloco do motor. Antes, contudo, ele passa pelo filtro para eliminar impurezas.
Radiador e reservatório
O radiador é uma peça que consegue resfriar o fluido de arrefecimento que acabou de vir do reservatório e passa pelo motor. Esse sistema é capaz de manter o motor na temperatura adequada.
As melhores peças para o seu motor, da marca LUK estão no Hipervarejo. Clique no link e confira.
Publicar comentário