Conheça o motor do seu carro

 

Você sabe quais as principais partes do motor do seu carro? Os motores são repletos de estruturas e sistemas indispensáveis para o funcionamento do veículo. Cada um destes sistemas tem dezenas de peças. 

Mas ao contrário do que parece, entender o funcionamento do motor e suas peças não é tão complexo. É fundamental que você conheça o funcionamento do motor do seu carro, pois afinal, caso alguma peça dê problema, você sabe exatamente o que precisa ser feito, e não corre o risco de ser enganado por um mau profissional. 

Como funciona o motor de um carro? 

No momento que você gira a chave, o combustível é enviado para os cilindros, nos cilindros, os pistões agem da mesma forma que êmbolos de uma seringa, por exemplo. As válvulas controlam a entrada de combustível vaporizado e de ar aspirado em quantias corretas. 

Esta mistura é pressionada pelo pistão, o que gera uma explosão. Esta explosão empurra o pistão pra fora e faz o virabrequim girar. 

Parece um processo longo, mas dura segundos. Em segundos seu carro já está pronto pra girar. 

Conheça as principais partes do motor

Agora que você já sabe como o motor funciona, vamos apresentar, a seguir, quais são as suas principais peças! 

Válvulas 

As válvulas são componentes que se abrem na hora adequada a fim de deixar que combustível e ar entrem e saiam. É válido ressaltar que ambas as válvulas ficam fechadas no momento da compressão e a combustão de modo que a câmara de combustão fique vedada. 

Vela de ignição 

Já a vela de ignição é uma peça que concede a centelha que inflama a mistura de combustível e ar para que a combustão ocorra. A faísca deve ocorrer somente da hora adequada para que tudo funcione devidamente. 

Pistão 

O pistão, por sua vez, é uma peça cilíndrica de metal que tem como função se mover para baixo e para cima no interior do cilindro. 

Os anéis de pistão têm como finalidade proporcionar uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e a borda interna do cilindro. Assim, podemos dizer que essa peça possui duas finalidades: manter o óleo no cárter e impedir o seu vazamento para a área de combustão e impedir que a mistura de combustível e ar escape da câmara de combustão e vaze para o cárter durante a combustão e a compressão. 

A maior parte dos veículos que “queimam óleo” e exigem que um litro seja adicionado a cada poucos quilômetros rodados fazem isso porque o motor é antigo e os anéis de vedação não funcionam mais da maneira adequada. 

Biela 

A biela é uma haste que liga o pistão ao eixo. Na prática, ela pode girar em qualquer uma das extremidades de maneira que o seu ângulo se altere de acordo com os movimentos do pistão, rodando o eixo. 

Virabrequim 

O virabrequim é uma peça que altera o movimento do pistão para cima e para baixo em movimento circular, fazendo com que as rodas do veículo se movam por meio do movimento no eixo cardã. 

Bloco do motor 

O bloco do motor é o local em que se localizam os cilindros. Trata-se de uma peça robusta para que ela consiga aguentar as explosões e comportar os sistemas de lubrificação e de arrefecimento. 

Cárter e filtro de óleo 

O cárter tem como finalidade armazenar e resfriar o óleo que, por sua vez, consegue lubrificar os pistões e auxiliar no resfriamento do bloco do motor. Antes, contudo, ele passa pelo filtro para eliminar impurezas. 

Radiador e reservatório 

O radiador é uma peça que consegue resfriar o fluido de arrefecimento que acabou de vir do reservatório e passa pelo motor. Esse sistema é capaz de manter o motor na temperatura adequada. 

 

As melhores peças para o seu motor, da marca LUK estão no Hipervarejo. Clique no link e confira.

Publicar comentário