6 Dicas para o motor do carro durar mais

Publicado por Hipervarejo em

O motor é a parte vital de qualquer veículo e ter problemas com ele é uma coisa que todos nós queremos evitar. Para isso, existem algumas dicas para o motor do carro durar mais, que se você quiser aumentar a vida útil do motor elas irão te ajudar.

Para você não ter incômodos e gastos com o seu carro no futuro, separamos algumas dicas para você não ter um carro parado na oficina.

Dicas para o motor do carro durar mais

Não precisa aquecer o motor do carro antes de começar a rodar

Quando você for sair pela manhã para trabalhar ou para passear, não há necessidade de “esquentar” o motor por alguns minutos em marcha lenta. É melhor que você entre no veículo, ligue o motor, coloque o cinto, faça os ajustes no banco e nos espelhos e pronto, já pode sair com o carro!

Esse tempo que gastou com os ajustes, já o suficiente para o carro estar pronto para rodar. Porém o carro ainda estará frio, então rode com suavidade até que o motor atinja a temperatura normal de funcionamento.

Motor de carro

Motor de carro | Imagem Via: Google

Acelerações bruscas nem pensar!

Acelerar demais toda vez que o semáforo abre não irá te ajudar a chegar mais rápido ao seu destino, e sim antecipar a sua parada na oficina mecânica com problemas no motor. Acelerar bruscamente é um dos atos mais prejudiciais para a saúde do automóvel.

Quando estamos no trânsito, a tendência do motor é aquecer muito e esse tipo de condução só aumenta a temperatura de todo o conjunto do veículo, gerando sobrecarga no sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo. Por isso, não arranque com o carro no sinal verde.

Não precisa economizar nos filtros de óleo e de ar

Toda vez que esgotar o fluido do filtro de óleo, não alterne em troca sim e troca não. Um filtro de óleo é uma peça de baixo custo (a mais barata custa em torno de R$ 9!), e considerando sua importância no bom funcionamento do propulsor do motor, vale a pena fazer a troca. A mesma regra se aplica no filtro de ar. Nada de “bater um ar”, aspirar ou lavar. Pode trocar sem duvidar.

Escolha bem o óleo do seu carro

Comprar óleo de origem duvidosa pode te dar muitas dores de cabeça. Se o fabricante recomenda que seja utilizado óleo sintético, use. Nunca misture com óleo mineral. Dê preferências as gerações mais novas de fluído, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.

Sempre use a transmissão com sabedoria

A forma como o câmbio é utilizado influencia diretamente no rendimento do motor. Rotações elevadas aumentam o consumo e ruído e fazer trocas de marcha no limite do giro do motor, irá encurtar a vida dos componentes. Por isso, é importante que você sempre utilize a marcha ideal para a velocidade em que está dirigindo e considerar a inclinação da pista. E nunca reduza a velocidade do carro usando apenas as marchas.

Leia o manual do veículo e faça revisões preventivas

Geralmente o manual do veículo fica esquecido no fundo do porta-luvas, mas é bom sempre se lembrar dele e ler. No manual, você encontra as informações de intervalos de manutenção e itens que devem ser trocados conforme a quilometragem do carro.

É importante prestar atenção e trocar as peças que precisam ser trocadas. Velas e cabos, bateria, correias, rolamentos, fluidos, tudo isso pode ser mantido em dia e o seu motor irá trabalhar tranquilamente. E faça sempre manutenções preventivas em seu carro. Procure uma oficina mecânica de confiança e faça revisões constantes no seu veículo.

E aí gostou do nosso post? Compartilha com seus amigos essas dicas de ouro!

Curte saber sobre as curiosidades de carros? Confira o nosso último post e saiba coisas que você nem imaginava sobre seu veículo.

Até a próxima semana!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Fernando Paulo Rosa · 17 de novembro de 2019 às 16:18

Gostei! Já pratico estas dicas, a muito bem

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.