A embreagem possui um papel importante no veículo. Apesar da sua função básica de auxiliar na troca de marchas, a embreagem é um componente fundamental para garantir o bom funcionamento do câmbio, um dos sistemas mais importantes do conjunto mecânico do veículo.

Por isso, é importante conhecer bem a embreagem do seu carro, saber como ela funciona, se está trabalhando corretamente, quais os cuidados necessários para manter o bom funcionamento e ainda conhecer as melhores marcas do mercado.

Separamos algumas dicas e informações importantes para você. Quer saber? Cola com a gente aqui!

Como a embreagem funciona?

O motor funciona constantemente desde o momento em que você dá a partida no veículo ou até você desligá-lo. Mas dependendo da situação, as rodas não giram o tempo todo e nem o carro anda, principalmente se você estiver parado no sinal vermelho.

Para não deixar o carro “morrer”, o câmbio deve estar desacoplado do propulsor. E a embreagem que fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio, transmite a força produzida dentro do motor para o câmbio e consequentemente para as rodas, impedindo o carro de morrer enquanto você está parado.

Em resumo, a embreagem é o instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio.

A peça é composta por três componentes: o platô, o disco e o rolamento. Além disso, temos também o cabo ou o sistema hidráulico e o pedal de embreagem.

O platô é um componente muito importante para que a saída do carro da inércia seja de maneira suave. Sua composição é a partir da carcaça da embreagem, placa de pressão e a mola membrana, e ele está conectado diretamente ao volante do motor. Toda vez que aciona o pedal da embreagem, o volante é aliviado sobre o disco, o provoca o desacoplamento do motor ao câmbio.

E quando você solta o pedal esquerdo, o platô pressiona o disco de embreagem contra o volante do motor, garantindo a suavidade na saída da inércia do carro.

O disco de embreagem fica fixo ao eixo piloto da transmissão, e é o responsável por interligar o motor, o câmbio e o platô. Ele possui várias estrias para garantir o atrito entre os componentes.

E o rolamento é responsável por pressionar o centro da mola membrana, provocando o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo o envio da rotação do motor para a caixa de câmbio.

Como saber se a peça está com problemas?

Entenda mais sobre isso no vídeo do Hiper Garagem!

Qual marca eu posso escolher?

Quando o assunto é embreagem, o Hipervarejo recomenda a Luk. A marca faz parte do Grupo Schaeffler, o fornecedor líder do setor automotivo e industrial.

A Luk trabalha com produtos de alta qualidade, tecnologia e um nível alto de inovação. Com os componentes de precisão e sistemas para motores, transmissões e chassis e outras soluções de rolamentos, o Grupo Schaeffler contribui de maneira decisiva para a inovação tecnológica no ramo automotivo.

Se interessou pelos produtos da Luk? Acessa o site do Hipervarejo e confira todas as ofertas de embreagem!

Quer conhecer mais sobre turbina motor? Dá uma olhadinha no nosso último post e tire suas dúvidas sobre essa peça.

Até a próxima!

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *