Quando o assunto é segurança, a palheta do para-brisa é um item indispensável. Pode parecer só um detalhe, mas se essa peça estiver em más condições, pode ser prejudicial para a visibilidade do motorista enquanto dirige.

A palheta do para-brisa é considerada o “anjo da chuva”, pois é ele que impede que a visão do motorista fique embaçada ou confusa enquanto dirige em dias chuvosos.

Como esse item é extremamente importante para uma boa condução, separamos para você
algumas dicas de cuidado, manutenção, segurança e melhor marca.

Palheta do Para-brisa é item de segurança

Como já sabemos, a função da palheta do limpador para-brisa é limpar o vidro de
substâncias que atrapalham a visão do motorista e deixá-la mais nítida em dias
de chuva.

palhetas do para-brisa

Palhetas do Para-brisa | Imagem Via: Google

Mas você sabia que não usar o limpador do para-brisa gera multa? Isso mesmo! Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não acionar o limpador em tempo chuvoso, ocasiona multa grave, gerando 5 pontos na carteira e um valor de R$195,23 a pagar.

Por isso, nunca ande com o limpador para-brisa quebrado. Faça manutenção
regularmente e mantenha a peça em boas condições.

Quais os sinais de defeitos na palheta? 

As palhetas do para-brisa apresentam alguns sintomas que devemos estar atentos. Faixas no para-brisa, vidra embaçado ou uma espécie de névoa são alguns sinais que o limpador está com defeitos.

Se as palhetas apresentarem ruídos, certamente a borracha está ressecada, torcida ou com fissuras. E palhetas levantando em casos de alta velocidade, são sinais que ela deve ser trocada imediatamente.

Uma dica valiosa para o bom desempenho do limpador para-brisa é manter o reservatório de água com solução de água limpa. Sabão ou detergente não específico para função, só irá deteriorar a borracha da palheta, diminuindo sua durabilidade.

Manter o para-brisa limpo, aumenta a produtividade do seu limpador. É sempre bom passar um pano úmido nas palhetas após o uso, isso irá ajudar a eliminar sujeiras que diminuem a vida útil da peça.

Qual a melhor marca de palheta do para-brisa? 

No mercado automotivo, existem várias marcas de palhetas do para-brisa. Porém, a mais recomendada entre as oficinas mecânicas são as palhetas da Bosch, reconhecidas pela alta qualidade e por encaixarem perfeitamente em qualquer veículo.

Existem dois modelos de palhetas da Bosch: a Aerotwin e a Twin. As palhetas Aerotwin são perfeitas para quem dirige em estradas com altas velocidades, pois garante melhor visibilidade mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis. A guia dela é flexível e foi projetada para assegurar uma qualidade de limpeza extrema em qualquer área do vidro.

Já as Palhetas Twin foram projetadas especialmente para situações que exigem muita potência contra condições meteorológicas. Todo o seu sistema é feito de estribo metálico e dupla proteção anticorrosão, o que tornam a peça mais resistente e duradora. Além disso, garantem condições de limpeza ideais e segurança a longo prazo.

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos! E se tiver alguma dúvida, conta para gente nos comentários.

Você já ouvir falar sobre a caixa de direção? Conheça a função e as peças que a compõem? Fique sabendo de tudo sobre essa peça no nosso último post.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *