Coxim, é  a peça que tem a função de evitar a vibração do chassi com o carro. Sem os coxins, os carros iriam trepidar e fazer muito barulho de atrito das peças com a carroceria, logo o ato de dirigir se tornaria muito mais complicado.

coxim
Coxim. Via: Axios

Apesar de serem fundamentais para o conforto dos ocupantes de um veículo, os coxins nem sempre são peças lembradas pelos donos dos veículos na hora da manutenção.

Quando ouvimos falar de coxim, geralmente associamos somente a suspensão, os famosos coxins de amortecedores. Mas os coxins, estão presentes em diversas partes do seu veículo: escapamento, motor, câmbio e suspensão.

Em média, os coxins devem ser trocados nas revisões de 30 mil quilômetros ou 3 anos. Entretanto, a troca pode ser antecipada se você não tiver os cuidados básicos no seu dia a dia, como: passar bem devagar  em quebra-molas e não acelerar o carro bruscamente quando sair de um semáforo, por exemplo. Portanto, além de ficar atento ao tempo médio de troca da peça, sinais como barulho e vibração fora do normal apontam que os coxins do seu carro devem ser avaliados, pois podem estar desgastados, e precisam ser substituídos.

Os coxins, são peças produzidas em aço e borracha. E quando escutamos o “coxim estourou”, significa que a borracha que fica em atrito com a peça do carro ficou gasta e a esta começa a bater no chassi.

E aí, será que encontrou a causa daquele barulhinho chato que o seu carro está fazendo ultimamente?

Já conhece a Loja Oficial da Axios na Hipervarejo? A Axios é marca referência quando o assunto é coxim de motor e amortecedor. 

Na Hipervarejo, você encontra o coxim certo para o seu veículo, são mais de 450 produtos. Clique aqui e confira!

Mudando um pouco de peça, mas não menos importante! Vem dar uma lida no nosso post sobre correia dentada (clicando aqui) e evite uma dor de cabeça daquelas com o seu veículo.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *