O motor é parte importante de um automóvel e podemos considerá-lo como o coração que faz tudo funcionar em perfeita harmonia. Para o motor trabalhar e o carro se movimentar, é essencial duas coisas: o combustível e o oxigênio, que juntos entram em combustão, gerando energia para o veículo se deslocar.

Existem diversos dispositivos que colaboram para o funcionamento do veículo, um deles são as válvulas. As válvulas são ferramentas responsáveis pela entrada de ar no motor e saída dos gases gerados na combustão dentro dos cilindros. Sendo assim, quanto mais válvulas o carro possui, mais eficiente é a combustão.

Outra parte importante do motor são as cilindradas. Elas estão relacionadas a capacidade de combustível que cabe dentro do cilindro do motor. O motor 1000 cilindradas, possui motorização 1.0. Já o motor 1,400 cilindradas possui motorização 1.4 e assim por diante. Quanto maior a cilindrada, maior a capacidade de combustível e ar dentro do cilindro, que fica entre as válvulas e o pistão.

A queima do combustível acontece em quatro etapas, porém em tempos diferentes em cada cilindro para não sobrecarregar o motor. Conheça abaixo:

1 – Admissão: mistura de combustível e ar dentro do cilindro.

2 – Compressão: momento em que as válvulas do cilindro se fecham e o pistão sobe.

3 – Combustão: é quando a vela solta uma faísca que inicia a reação química. O pistão é empurrado para baixo gerando energia para movimentar o carro.

4 – Escape: ocorre quando a fumaça gerada na combustão é liberada.

O que diferencia um motor do outro é a economia de combustível, potência e o valor do veículo. Agora vamos entender as diferenças entre as cilindradas que equipam veículos populares.

Motor 1.0

O motor de 1000 cilindradas possui potência menor, ele é ideal para quem circula em áreas urbanas que não exigem muita potência para se deslocar. O lado positivo é que ele economiza mais combustível.

Motor 1.4

O motor de 1400 cilindradas ainda conta com a economia de combustível aliado a potência mais elevada. Ele pode ser considerado uma boa escolha para quem não dispensa o ar-condicionado, que mesmo em uso não perde a potência.

Motor 1.6

Os modelos de 1600 cilindradas oferecem agilidade em ultrapassagens, mais potência e menos trocas de marchas, sendo uma ótima opção para quem gosta de pegar a estrada.

Motor 1.8

Já o motor de 1800, geralmente, equipa carros de médio porte, sendo ideal para motoristas que amam pegar estrada, por conta de possuir mais potência.

Motor 2.0

Para motoristas que possuem espírito aventureiro o motor com 2000 cilindradas é ideal. Equipando modelos esportivos, ele é mais potente para subir ladeiras, ideal para realizar ultrapassagens, já que o veículo atinge velocidade rapidamente. Esse modelo de motor consome muito combustível.

Continue Conectado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial