Hoje os carros são indispensáveis. Mas você sabe como tudo isso começou?

Essa história começa em 1807, quando os primeiros carros movidos por motor de combustão interna a gás combustível foram criados. Já em 1885, o primeiro carro de três rodas foi desenvolvido pelo Engenheiro alemão Karl Benz, já com motor a gasolina. Com o sistema de arranque a manivela, tinha potência de o,8 cv, chegando a 18 km/h e era chamado de Motorwagen.

motorwagen-primeiro-carro-do-mundo

Foto: Motorwagen (1885).


Já em 1886 temos o primeiro carro de quatro rodas, foi inventado pelo Engenheiro Gottieb Daimer, também alemão. Porém a potência não era superior ao Motorwagen, a primeira versão quatro rodas atingia apenas 16km/h.

Uma empresa francesa foi quem levou essa criação para frente, Panhard et Levassor iniciou sua produção e vendas de veículos. Porém, em 1892 temos o primeiro Ford, produzido por Henry Ford.

primeiro-ford-1892

Foto: Primeiro Ford (1892)


Em 1904 as coisas começaram a ficar ainda mais interessantes. A produção começou a se intensificar na Europa, com França (De Dion, Bouton, Berliet, Rapid), Alemanha (Mercedes-Benz) e Itália (Fiat, Alfa-Romeo). Enquanto Espanha e Suíça apostavam em algo mais luxuoso e potente, o Hispano-Suiza.

As montadoras começaram a se dedicar também a fabricação de automóveis mais baratos logo após a Primeira Guerra Mundial, foi onde começaram as produções em série. Henry Ford nos Estados Unidos e Willian Morris na Inglaterra começaram a ter resultados impressionantes, logo as outras montadoras começaram a aumentar a produção. Esse sistema passou a ser conhecido como “Fordismo”.

 

fordismo

Foto: Era Fordismo.


As fábricas estrangeiras começaram a se interessar e investir no Brasil na década de 30, as duas primeiras a iniciarem as montagens no país foram Ford e General Motors. Porém, apenas em 1956 a coisa ficou grande, quando Juscelino Kubitscheck tornou-se presidente. Foi assim que outras montadoras iniciaram suas produções, no começo produzindo caminhões, jipes e furgões, até chegaram nos carros de passeio.

 

ford-f100-1957

Foto: Picape F-100, produzida no Brasil (Ford, 1958)


Logo após, iniciaram-se as produções dos Volkswagen, SIMCA, Glaxie, Corcel, Opala, Esplanada, Regente e Dart. Embora todos fossem produzidos no Brasil, eram todos projetados em matrizes europeias e norte-americanas, com a maioria das peças importadas.

 

corcel-brasil

Foto: Corcel I (1967)


Bem diferente do que foi desenvolvido no começo, os carros atuais prezam pelo conforto, agilidade, silêncio e segurança. Cada vez mais desejados e dispensáveis, a indústria automobilista é uma das mais importantes do país, gerando empregos e auxiliando na economia.

 

Ford-Ranger-2019

Foto: Ranger (Ford, 2019)

 

O que você achou dessa história?

Já conhecia os primeiros carros fabricados no Brasil e no mundo?


2 comentários

anderson · 6 de julho de 2018 às 21:45

Achei muito legal as informaçoes para eu q estou começando agora na area d eletrica automotiva.

    Redação Hipervarejo · 11 de julho de 2018 às 15:02

    Boa tarde Anderson, que bom que gostou. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *