Qual a maneira correta de fazer a calibragem do pneu?

calibragem-pneu

A calibragem dos pneus conta com diversos hábitos e vícios de muitos motoristas, além de desconhecimento quase que total de outros, para ajudar você a se livrar desses mitos e saber a maneira correta de calibrar, nós reunimos dicas simples para acabar com suas dúvidas de uma vez.

 

A primeira coisa a fazer é desapegar de valores que todo mundo diz que é o certo, porque existem muitos fatos que devem ser analisados antes mesmo de encostar próximo a bomba de ar.

 

O correto é sempre checar o manual do veículo, ele é uma excelente fonte de informação sobre o seu carro, nele você provavelmente vai encontrar a quantidade de PSI indicada para cada situação. Esse indicativo varia se o carro está com lotado, com duas pessoas ou até mesmo o motorista sozinho.

 

Quanto mais pesado, maior a calibragem utilizada, isso porque o peso força a aderência da banda de rodagem ao asfalto e com toda a carga você precisa de mais pressão para manter a resistência nos pneus.

 

Vale lembrar que os pneus costumam ter um valor mínimo e máximo, o importante é analisar a situação e escolher um meio termo. Pneus muito cheios deixam o carro mais ágil, porém diminuem a aderência geral, não sendo a solução para todas as situações.

 

Pneus mais murchos, por sua vez, podem trazer mais aderência e ser uma boa pedida em chuvas ou com o carro muito leve, mas esse maior arraste pode acabar aumentando muito o consumo de combustível, além de aumentar a chance de furos.

 

Outra dica importantíssima é nunca fazer a calibragem com os pneus quentes, o calor de fato aumenta a pressão interna e prejudica a estrutura deste componente.  O indicado é não rodar mais que 3km a baixa velocidade antes de calibrar os pneus.

 

Resumindo, as dicas são:

  • Confira o manual do veículo e as indicações dos fabricantes do pneu;
  • Considere o peso no carro e se a pista está seca ou molhada;
  • Faça a calibragem com os pneus frios.

 

Viu? Agora ficou fácil manter os pneus devidamente calibrados, com isso você garante segurança total, máxima dirigibilidade e economia de combustível.

Continue Conectado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial