10 Curiosidades sobre carros: saiba aqui

Publicado por Hipervarejo em

Não podemos negar que o automóvel faz parte de nossas vidas. Em 1886, os veículos chegaram para fazer história, e a partir dessa época vieram muitas mudanças que resultaram em algumas situações que se tornaram curiosidades sobre carros.

Dentre muitos fatos interessantes que acontecerão no mundo automotivo, separamos 10 curiosidades sobre carros para aqueles que são apaixonados por automóveis e é um curioso de carteirinha. Vem com a gente!

Fatos e Curiosidades sobre carros

Já pensou em dirigir seu carro sem volante? Ou sem retrovisor? Essas foram algumas das curiosidades que separamos para vocês.

Qual o foi o primeiro carro que chegou no Brasil?

A invenção foi trazida por Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. Ele trouxe o Daimler em 1893, um dos primeiros protótipos de um veículo automotor e movido a vapor, desenvolvido após 7 anos do primeiro patenteamento de um carro com motor de combustão interna.

Dirigir sem volante já foi possível!

Sim, é isso mesmo! E essa é uma das poucas curiosidades sobre carros que algumas pessoas sabem. Os primeiros veículos desenvolvidos em 1886, possuíam alavancas similares a um joy stick no lugar do volante. O Benz Patent-Motorwagen, foi um dos primeiros modelos com a alavanca.

curiosidades-sobre-carros

Benz Patent-Motorwagen | Imagem Via: Google

E quase 10 anos depois que o francês Alfred Vacheron teve a ideia de direção circular, quando implementou o protótipo de um volante em um “carro-carruagem”, o Panhard et Levassor. Então os fabricantes de veículos souberam dessa nova eficiência de direção, quatro anos mais tarde os primeiros carros com volantes foram produzidos.

Acredita que dirigiam carros sem retrovisor?

Imagina dirigir sem retrovisor? É quase impossível não é mesmo? Uma curiosidade bombástica é que esses espelhos foram inventados pelo francês Alfred Faucher só em 1906! Sendo assim, ninguém tinha a visão da movimentação vinda de trás, era preciso ter intuição e imaginar que outros carros estavam se aproximando contando só com os ouvidos. Imaginem só a situação!

Quando surgiram os carros movidos a gasolina?

O primeiro veículo movido à gasolina foi fabricado pela Ford em 1893 e uma década depois, a invenção passou a ser fabricada em série, trazendo uma verdadeira inovação nos custos dos automóveis. Entre 1908 e 1927, foram vendidos mais de 15 milhões de veículos. Foi uma verdadeira revolução.

Carro do Bob Marley

O rei do reggae, Bob Marley tinha uma BMW. Mas o que tem isso? Ele não tinha uma BMW por vaidade ou gosto. O motivo do cantor ter o modelo, era porque a sigla do veículo era coincidente com o nome da banda: Bob Marley and the Wailers.

Você conhece o carro mais barato do mundo?

Atualmente, o carro mais barato do mundo é o indiano Tata Nano. Ele custa uma média de 2,5 mil dólares, porém foi retirado do mercado automotivo indiano depois de apresentar problemas de estrutura e confiabilidade.

curiosidades-sobre-carros

Tata Nano | Imagem Via: Google

Você sabe qual é o menor carro do mundo?

O eleito menor carro do mundo pelo Guinness Book, é o veículo inglês Wind Up. Ele tem apenas 104 centímetros de altura, 129 centímetro de comprimento, 66 centímetros de largura e pode chegar a andar a 60 km/h.

curiosidades-sobre-carros

Wind UP | Imagem Via: Google

E qual o carro mais comprimido do mundo?

O maior carro já fabricado no mundo foi o alemão Maybach 62. Ele tem 6,16 metros, chegando a um comprimento de um elefante! Impressionante não é mesmo?

Maybach 62 | Imagem Via: Google

Vai passear na Suíça? Cuidado com as multas!

Você pode achar que as multas no Brasil possuem valores muito altos, mas porque você não foi multado na Suíça! No país europeu, o valor da multa é estipulado de acordo com a renda do motorista, e existe um caso de um suíço que pagou US$ 1 milhão em uma multa por excesso de velocidade.

E outra coisa que você deve ficar atento é que é proibido lavar o carro aos domingos na Suíça.

Curte um som no carro? Essa curiosidade é para você!

Se você curte dirigir ouvindo uma boa música, você vai gostar de saber desse fato interessante. Um americano chamado George Frost decidiu instalar um rádio em seu Ford no ano de 1922. E a invenção deu tão certo, que a empresa Philadelphia Storage Battery Company começou a produzir os primeiros rádios automotivos.

Hoje já temos no mercado uma central multimídia no carro, mas o rádio na época em foi inventado foi uma verdadeira inovação.

Gostou das curiosidades sobre carros? Compartilha com seus amigos e conta para gente de qual você mais gostou!

Não deixe de ler o nosso último post sobre radiador. Aposto que você irá curtir!

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Rodrigo · 29 de dezembro de 2019 às 20:32

Muito legal.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.